Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2005 às 11:25

    Imprimir


O novo presidente da Grécia, o socialista Carolos Papulias, jurou seu cargo hoje, sábado, diante da presidente do Parlamento, Ana Psaruda-Benaki; do primeiro-ministro do país, Costas Caramanlis; e do arcebispo ortodoxo Jristodulos, em uma ato marcado por um clima de tensão para a Igreja.

A cerimônia foi realizada sob um forte esquema de segurança, na presença do governo conservador e de deputados de todos os partidos.

Durante o ato, os seis parlamentares da Coalizão de Esquerda (SYN) se retiraram da sala quando o arcebispo ortodoxo e primaz da Grécia Jristodulos fez Papulias jurar sobre a bíblia.

Os deputados da SYN tinham advertido que se retirariam nesse momento porque, na opinião deles, o presidente deve jurar ante a presidente do Parlamento, já que, segundo a Constituição, são os deputados que representam o desejo do povo.

A postura da SYN está relacionada com a onda de escândalos econômicos e sexuais envolvendo a Igreja Ortodoxa grega.

Papulias é o sexto presidente da história da Grécia desde a restauração da democracia em 1974.

O socialista foi eleito em 8 de fevereiro depois de obter o apoio de 279 dos 296 deputados conservadores e socialistas que participaram da sessão de votação.

O resto da esquerda, a SYN e o Partido Comunista da Grécia (KKE), se abstiveram na ocasião para expressar sua oposição, não à pessoa de Papulias, mas ao sistema de escolha do presidente, que não é por voto universal.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353316/visualizar/