Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2005 às 11:00

    Imprimir


Só um dos três últimos franceses detidos na base americana de Guantánamo (Cuba) e que chegaram segunda-feira a Paris foi mandado para a cadeia. Khaled Ben Mustafa, de 33 anos, compareceu na noite desta sexta-feira diante de um juiz de liberdade e prisão. Ele acabou detido depois de ser processado por integrar uma quadrilha com fins terroristas, informaram hoje, sábado, fontes judiciais.

Outro homem, Riduan Khalid, de 36 anos, que também foi acusado do mesmo crime, acabou libertado, a contragosto da Procuradoria.

O terceiro dos últimos franceses detidos em Guantánamo, Mustaq Ali Patel, de 40 anos, foi libertado sem receber acusações na quarta-feira, depois de concluírem que ele não tinha relações com os movimentos islâmicos e que tinha acabado de chegar no Paquistão quando foi detido na fronteira com o Afeganistão no momento da invasão do país pelas tropas dos Estados Unidos em 2001.

Ben Mustafa e Khalid são judicialmente requisitados na França por terem participado do seqüestro de um empregado de uma empresa de transporte de valores, crime que teria sido planejado com o objetivo de arrecadar fundos para o financiamento de movimentos terroristas.

Khalid também está sendo processado no chamado caso das redes chechenas, supostamente dedicadas ao treinamento de ativistas no Cáucaso.

Desde a sua chegada a Paris, os três permaneceram sob a guarda de agentes da Direção de Vigilância do Território (DST, contra-espionagem francesa), a pedido dos juízes antiterroristas Jean-Louis Bruguiere e Jean-François Ricard.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353322/visualizar/