Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 21:44

    Imprimir


Os países da União Européia não conseguiram chegar nesta quinta-feira a um acordo sobre a abertura das negociações com a Croácia para sua adesão ao bloco europeu, prevista para a próxima semana, devido à falta de cooperação plena de Zagreb com o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII).

Os embaixadores dos 25 países da UE constataram que "não há acordo" para iniciar as negociações em 17 de março, como se previa, devido à falta de "progressos tangíveis" na busca e captura do general Ante Gotovina, exigido pelo TPII.

Gotovina, último fugitivo croata do tribunal internacional, esconde-se desde 2001, quando foi acusado de crimes de lesa-humanidade contra civis sérvios, incluindo a morte de pelo menos 150 pessoas durante a operação de "reconquista" da rebelde "Krajina sérvia" em 1995. Os chefes de Estado e de Governo da UE estabeleceram em dezembro a data de 17 de março para o início das negociações de adesão com a Croácia se o país colaborasse plenamente com o TPII.

"Uma grande maioria" dos países membros pronunciou-se hoje contra o início das negociações de adesão com Croácia, "já que consideraram que o país não coopera plenamente com o TPII", conclusão à qual já tinha chegado na terça-feira a procuradora do Tribunal, Carla del Ponte, informou hoje à EFE um porta-voz da presidência rotativa da UE, atualmente ocupada por Luxemburgo.

O porta-voz destacou que o relatório de Del Ponte é "um dos elementos essenciais para adotar a decisão sobre a abertura das negociações com a Croácia".

Outro porta-voz da presidência rotativa da UE afirmou que a reunião de hoje dos embaixadores em Bruxelas foi "uma discussão restringida".

"Os embaixadores voltarão a se reunir na próxima terça-feira e redigirão um relatório que será entregue aos ministros europeus de Assuntos Exteriores para que eles tomem no dia seguinte, por unanimidade, a decisão final no Conselho de ministros de Assuntos Gerais e de Assuntos Exteriores", acrescentou.

"Ouvimos que a Croácia está preparando um relatório que será enviado a todos os países da UE para demonstrar que coopera bem com o TPII, mas até agora nós vimos isso", indicou.

O presidente croata, Stipe Mesic, visitou Bruxelas no dia 1 de março e reuniu-se com as principais autoridades da UE, às quais assegurou que Gotovina "não está na Croácia", além de pedir ajuda a outros países para definir seu paradeiro.

"Para nós, uma plena cooperação significa que fizemos todo o possível para deter e enviar Gotovina a Haia", disse então Mesic.

O porta-voz da presidência luxemburguesa reiterou que "será preciso ver se a Croácia adotar outras medidas antes do Conselho dos ministros de Assuntos Gerais e de Assuntos Exteriores" da UE.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353678/visualizar/