Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 09 de Março de 2005 às 17:33

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, voltou nesta quarta-feira a pedir à Síria que retire do Líbano suas tropas e agentes de inteligência totalmente e o mais rápido possível.

Em declarações feitas após reunião com o presidente da Romênia, Traian Basescu, Bush reiterou que os planos anunciados pelas autoridades sírias para uma retirada parcial do Líbano são "meias medidas".

Segundo Bush, o que a Síria deve fazer é uma retirada de "todos seus soldados e forças de inteligência" do Líbano para que esse país possa realizar com total liberdade as eleições parlamentares previstas para o mês de maio.

Segundo o governante americano, os serviços de inteligência sírios estão influenciando de forma importante no Governo libanês.

A resolução do Conselho de Segurança da ONU 1.559 é "muito clara" e fala de "uma retirada completa", lembrou Bush em referência ao texto aprovado no último mês de setembro pelas Nações Unidas a pedido de EUA e França.

Essa resolução pede à Síria que deixe o Líbano, que deixe de influenciar em sua política e que lhe permita realizar eleições livres.

Desde o assassinato, em 14 de fevereiro, do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, oposto à presença síria no país, os Estados Unidos intensificaram seus pedidos para que o regime de Damasco retire suas tropas do Líbano. Atualmente, no Líbano restam 14.000 dos quase 40.000 soldados sírios que entraram no país em 1976 com um mandato especial da Liga Árabe para mediar na guerra civil libanesa (1975-1990), e que ficaram depois do fim do conflito.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354055/visualizar/