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Cidades/Geral
Quarta - 09 de Março de 2005 às 10:40

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Uma platéia selecionada de mais de 200 agentes de viagem tiveram na noite desta terça-feira (08.03), em São Paulo, uma amostra do potencial do mercado de turismo de Mato Grosso, em especial do "Roteiro Xingu", que compreende visitas a uma aldeia, banhos de rio e convivência com índios de duas culturas.

O evento foi realizado no Sesc Pompéia, em São Paulo, e é o primeiro de uma série organizada pelo Governo de Mato Grosso para divulgar as mais diversas atrações do estado para agentes de turismo e profissionais da imprensa de diversas cidades brasileiras.

No caso do Roteiro Xingu, a idéia é incentivar a visitação controlada de uma aldeia construída exclusivamente para isso em uma RPPN (Reserva Particular de Proteção Natural) vizinha ao Parque Nacional do Xingu, no Município de Feliz Natal, norte do Estado. Ali o turista é recebido pelos próprios índios das etnias Waurá e Trumai, e durante quatro dias assiste a danças e outros rituais, conhece histórias e lendas indígenas e participa do dia-a-dia da aldeia.

O roteiro do "etnoturismo" foi criado pela agência de viagens Freeway, especializada em turismo ecológico, em parceria com os próprios índios. A área foi cedida pelo fazendeiro João Vicentini, que está na borda do Parque há 25 anos. A aldeia de visitação está à margem do rio Von Den Steinen – a 110 km de Feliz Natal e a 240 km de Sinop – e próximo a ela existe uma pousada para as pernoites.

Segundo João Vicentini, houve uma preocupação dos organizadores do roteiro em minimizar os impactos que poderiam advir do contato do homem branco com os índios. Por isso, cada visitação será feita por um grupo de no máximo 14 pessoas e boa parte da renda obtida ficará para a associação dos índios. A expectativa, a partir da divulgação, é que por volta de 300 turistas passem anualmente pela RPPN.

Conforme informações do site da Freeway (www.freeway.tur.br), o pacote do Roteiro Xingu sai a partir de R$ 4,5 mil partindo de São Paulo por via aérea, e de R$ 2,8 mil por via terrestre.

A agente de viagens paulista, Carla Roseira, que foi ao Sesc Pompéia para conhecer o roteiro, disse que já teve a procura de clientes que queriam fazer um verdadeiro "programa de índio", ou seja, passar algum tempo em uma aldeia para conhecer o modo de vida local, mas não sabiam por onde começar. "Agora já sabemos para onde levá-los. E eu mesma fiquei interessada em participar", disse ela.

De acordo com a secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yeda Marli de Oliveira Assis, eventos de divulgação tais como esse representam a parte que cabe ao Governo do Estado no setor de turismo. "A divulgação nós estamos fazendo. Cabe agora ao trade turístico se preparar adequadamente para receber bem o volume cada vez maior de turistas que irá visitar o estado", afirmou.

Em cada evento realizado pela Sedtur, outras atrações de Mato Grosso, além de seu potencial econômico, são apresentadas aos convidados, tais como a culinária, a música e demais ingredientes da cultura. No caso do Sesc Pompéia, a platéia saboreou farofa de carne, sopa à base de pequi e sucos de manga, açaí, graviola e umbu. E ao final, assistiu a apresentações de danças indígenas e a um show de Pescuma, Henrique e Claudinho, com a participação do sanfoneiro Ligeirinho.

ESTRATÉGIA – Uma vez divulgado o Roteiro Xingu, a Sedtur passa agora a divulgar outras atrações do estado, tais como a pesca esportiva (seja no Pantanal, no Araguaia ou no Nortão), o turismo de aventura e esportes radicais (o que inclui a rota das águas termais de Jaciara e Juscimeira) e o ecoturismo.

A idéia é realizar um evento como esse a cada 45 dias em cidades como Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Campinas e repetir na capital paulista, afinal São Paulo é o estado que mais envia turistas para Mato Grosso.

Para a vice-governadora Iraci França, que participou do evento, tal estratégia representa o primeiro passo rumo a um crescimento substancial do turismo em Mato Grosso. E quanto ao Roteiro Xingu, ela disse que o projeto une três aspectos importantes para o desenvolvimento do estado: a geração de renda e de qualidade de vida para a população (no caso para os índios), a preservação ecológica e a divulgação e preservação da cultura local.

Também participaram da divulgação em São Paulo o ex-prefeito de Cuiabá e presidente regional do PPS, Roberto França, o superintendente de Políticas Indígenas de MT, Idevar Sardinha, os deputados federais Pedro Henry e Ricarte de Freitas, o secretário de Turismo de Cuiabá, Jaime Okamura, e o presidente do Fórum de Turismo de Cuiabá, José Humberto Falcão, além de secretários de Turismo de outros nove Estados.





Fonte: 24 Horas News

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