Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 24 de Novembro de 2012 às 13:32
Por: Gabriela Galvão e Jacques Gosc

    Imprimir


Governador Silval Barbosa
Governador Silval Barbosa
   O governador Silval Barbosa (PMDB) entrou com pedido de reconsideração da decisão que determinou a saída de cerca de 7 mil posseiros das terras reconhecidas como pertencentes aos índios Xavantes da aldeia Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista. O peemedebista lembra que o próprio Estado regularizou a situação destas famílias, que têm uma história acerca das propriedades. “É injustiça tirar estas pessoas de suas casas”, declarou em coletiva na manhã desta quinta (22).

 

   Silval também ponderou se preocupar com os índios, tanto que conseguiu uma lei autorizando colocá-los em uma área maior e mais rica em fauna e flora. Além disso, o Estado estaria disposto a fazer toda a infraestrutura do local, desde a construção das residências, a fim de evitar o confronto entre brancos e índios.

   O governador declarou ainda que aguarda apenas a Justiça se pronunciar. “Estou lutando muito para que o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal revejam esta decisão”.

   A decisão judicial da semana passada determina a saída das famílias em 30 dias, sendo que as primeiras começam a ser retiradas em 6 de dezembro. Na última sexta (16) a tensão tomou conta da região quando a soldados da Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal deram início a notificação dos posseiros. O clima só ficou mais calmo após o agendamento da reunião.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35417/visualizar/