Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 09 de Março de 2005 às 07:24

    Imprimir


A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo observou um fenômeno típico de áreas de deserto e semi-áridas na tarde de calor ontem no município de Soledade no Rio Grande do Sul. Um intenso redemoinho de areia chegou a destelhar parcialmente uma residência no dia de calor recorde no Estado. Os termômetros em toda a Grande Porto Alegre estiveram próximos ou superaram os 40ºC e o município de Campo Bom registrou 41,4ºC - a mais alta temperatura das últimas duas décadas.

Conforme a Rádio Cristal AM de Soledade, o redemoinho de uma altura de aproximadamente 30 metros percorreu cerca de meio quilômetro em Soledade. Conhecido no Estados Unidos como dust devils, estes redemoinhos se caracterizam por ventos de rotação muito rápida que se tornam visíveis por areia e destroços que carregam. Apesar de poderem apresentar a aparência de um funil, eles são fenômenos diferentes de um tornado. Enquanto os tornados ocorrem em situações de tempestade, os dust devils são registrados sob condições de tempo firme, sobretudo com céu limpo, ar muito seco e quente. Por esta razão são comuns em áreas desérticas.

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo ressalta que a grande maioria destes redemoinhos de pequeno porte não provocam danos, porém se tornam perigosos se há um incêndio florestal ou na mata. O registro deste fenômeno típico de deserto em Soledade somente foi possível devido ao atual quadro de estiagem, a baixa umidade do ar da tarde de terça-feira e a temperatura excepcionalmente elevada.

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê para hoje chuva esparsa em grande parte do Estado. No entanto, não há previsão de que a estiagem possa ser amenizada, muito menos revertida.

Na quinta e sexta-feira o sol predomina na maioria das regiões, mas no norte do Estado podem ocorrer pancadas de chuva rápidas e esparsas típicas de verão, o que pode favorecer a indução artificial de chuva (cloud seeding) por semeadura de nuvens, até agora prejudicada pelo céu limpo. Na sexta-feira são esperadas novamente temperaturas muito elevadas, porém que não devem se aproximar dos valores recordes desta terça-feira.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354190/visualizar/