Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Março de 2005 às 10:33
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O governador Blairo Maggi conheceu a Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan) e a fazenda Jacarepan, onde também é desenvolvida a atividade, localizada a 60 km de Cáceres (220 km de Cuiabá).

A Coocrijapan, que reúne 22 produtores, é a proprietária do primeiro frigorífico de jacaré do país, inaugurado em novembro do ano passado, com capacidade para abater 100 animais por dia, importante ferramenta para alavancar o segmento na região e agregar mais valor ao produto.

O frigorífico atende principalmente à demanda por pele, porém, estão também trabalhando na massificação do consumo da carne exótica no Estado e no país. Localizado em local estratégico. Cáceres é maior produtor de jacaré do Brasil, possui em cativeiro cerca de 70 mil animais Caiman crocodilus yacare, popularmente chamado de “jacaré do Pantanal”. A população nos criadouros é controlada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Em função de ser um projeto pioneiro no país, onde não dispunha de tecnologia direcionada ao segmento, a instalação do frigorífico foi possível com a união dos criadores aliado ao trabalho de pesquisa dos órgãos ambientais, entre eles o Ibama, Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).

De acordo com o diretor da Cocrijapan, Galvão Sharpe, o segmento necessita de mais investimentos para ampliar a oferta do produto. “É muito caro manter o criadouro. Precisamos de vários galpões, frigoríficos e funcionários”, enumerou.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354227/visualizar/