Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 07 de Março de 2005 às 19:16

    Imprimir


O fotógrafo Mário Vilela ministra até quinta-feira (10) para alunos da Escola Estadual Cel. Raphael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães, a oficina de produção de imagem com a técnica Pinhole (câmara escura). As aulas fazem parte do projeto Tenda Mágica realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Cemat.

De acordo com Vilela, o objetivo do projeto é ensinar a arte de fotografar, com uma técnica antiga e alternativa, aos estudantes de escolas públicas, aldeias e assentamentos do interior do estado, como a comunidade de Mata Cavalo, na zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento, que já recebeu o projeto.

O fotógrafo explica ainda que as aulas são divididas em duas partes: a teórica e a prática. "Os alunos recebem uma introdução teórica da técnica da câmara escura, aprendem a construir a ferramenta a partir de tubinho de filmes e também realizam a montagem de um laboratório, com todos os processos de revelação", ressalta. O passo seguinte é a partir para a prática.

A técnica - a câmara artesanal pode ser construída facilmente utilizando-se materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido como buraco de agulha por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354348/visualizar/