Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 07 de Março de 2005 às 18:33

    Imprimir


A importação de madeira pela China representa uma ameaça para as florestas do planeta, denunciou nesta segunda-feira a organização não-governamental de defesa do meio ambiente Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

No relatório "O mercado e o comércio de madeira na China e o meio ambiente", o WWF afirma que "mais da metade" da madeira importada pelo país asiático vem de Rússia, Malásia e Indonésia, nações que enfrentam problemas de devastação de florestas e corte ilegal de árvores.

Apesar de "os chineses utilizam 17 vezes menos madeira que os americanos", o WWF alerta que a importação aumentou nos últimos dez anos e considera provável que a progressão continue em conseqüência do alto crescimento econômico da China.

O diretor do programa florestal do WWF na China, Zhu Chunquan, disse que esse país "em breve liderará o mercado mundial de madeira", e por isso expressou seu desejo de que sejam feitos esforços para "proteger as florestas" no mundo todo e evitar a devastação.

O WWF pediu ao governo e às empresas privadas da China que "adotem medidas adequadas para promover importações e compras de madeira de florestas bem administradas", de acordo com princípios sustentáveis.

O diretor-geral da organização ecológica, Clade Martin, alertou que a proibição do corte ilegal de florestas na China "não deveria contribuir para a perda florestal em outras partes do mundo".

O relatório do WWF, que tem sede em Gland, na Suíça, será apresentado amanhã em Hong Kong, durante uma reunião de empresários e especialistas governamentais na área da gestão de recursos florestais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354362/visualizar/