Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Março de 2005 às 10:30
Por: Dow Jones

    Imprimir


Washington - O ministro das Finanças e Economia da Coréia do Sul, Lee Hun-Jai, sucumbiu às pressões da imprensa local e anunciou sua demissão nessa manhã. Economistas avaliaram que a saída de Lee deve abalar a confiança das empresas e o sentimento dos consumidores, diante das incertezas sobre a continuidade das reformas que o ministro ajudou a impulsionar. Os mercados financeiros domésticos mostraram-se chocados com a saída do carismático ministro, mas se recuperaram diante da percepção de que as mudanças econômicas poderão ser mantidas intactas.

A saída de Lee foi motivada por acusações envolvendo especulações no mercado imobiliário. Lee declarou que não houve nada ilegal nas transações, mas avaliou que seria melhor sair do governo para não abalar a credibilidade das medidas e danificar a nascente recuperação da economia local.

Lee tornou-se alvo de críticas no mês passado, após vender um imóvel antes do aumento dos impostos sobre indivíduos com várias propriedades. Lee vendeu, no ano passado, um amplo terreno que detinha havia 20 anos. Além das dúvidas sobre se Lee sabia da mudança tributária por ocasião da venda, a imprensa levantou dúvidas sobre o comprador.

O ministro demissionário esteve à frente de um ambicioso programa de investimentos para estimular gastos privados em projetos públicos de infra-estrutura, o que deve alavancar o setor de construção do país.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354509/visualizar/