Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 05 de Março de 2005 às 16:50

    Imprimir


A vertente técnica do segundo pólo do programa de Gestão Ambiental Rural na região do Araguaia - Gestar Araguaia será gerenciada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O programa é do governo Federal. O programa em Mato Grosso é o "Gestar- Portal da Amazônia".

Tendo como objetivo desenvolver ações integradas entre os governos visando o desenvolvimento rural sustentável e a justiça ambiental o programa envolve a comunidade na identificação dos principais problemas sócio-econômicos e ambientais e na proposição de ações que possibilitem as resoluções.

A execução do "Gestar - Portal da Amazônia" está prevista para ter início na primeira semana de abril. Cerca de R$ 450 mil serão destinadas para a primeira fase do projeto que é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente em acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/UNU).

As ações de mobilização comunitárias do projeto serão coordenadas pelo ICV - Instituto Centro de Vida, uma organização da sociedade civil de interesse público sediada em Cuiabá. A Unemat por meio dos campi de Alta Floresta e Colider é responsável pela realização de pesquisas e fornecimentos de elementos técnicos que fundamente a elaboração do Plano de Gestão Ambiental Rural.

Em Mato Grosso, as regiões do Araguaia e da Amazônia foram consideradas estratégicas para a implantação do programa. Segundo o coordenador nacional do Gestar, Carcius Azevedo, a execução do Gestar Araguaia foi motivada pelo fato da região apresentar o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e fazer parte do arco do desmatamento. "Essa é uma região esquecida historicamente pelos governos. Pela primeira vez na história do Araguaia está tendo uma intervenção governamental organizada", afirma Azevedo.

Amazônia

No caso da Amazônia, o coordenador explica que a região é prioritária por ser área de influência da BR-163. Ao todo 16 municípios do norte do estado serão envolvidos no projeto que objetiva mobilizar os organismos e comunidades para assumirem um processo de gestão participativa que resulte no diagnóstico das necessidades e na elaboração e articulação de políticas públicas para a região.

Araguaia

Na região do Araguaia, o projeto vai completar, em maio, o primeiro ano de execução, sendo concretizados dois produtos que darão base a elaboração do plano de gestão: a avaliação Institucional da região - com a esquematização de um quadro que indica todas organizações existentes em cada município, o tipo de ação por elas executadas e sua interface com a comunidade; e a Avaliação Ambiental Integrada - resultante de pesquisas que apontam além dos aspectos físicos do território, informações referentes a produção, organização social e cultural da região.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda a experiência desenvolvida no Araguaia trouxe ganhos para Instituição no que se refere ao aprendizado do trabalho em conjunto com as comunidades local. Ela lembrou que o estabelecimento de parcerias reforça o comprometimento da Instituição em responder a uma demanda da sociedade.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354777/visualizar/