Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 22 de Novembro de 2012 às 15:40
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Saúde, saneamento e habitação. Prefeitos apontaram esses três setores como prioritários para investimentos federais, em reunião da bancada federal de Mato Grosso, ocorrida na quarta-feira (21/11), em Brasília. Os gestores reclamaram que os municípios estão vivendo um processo de empobrecimento por falta de recursos públicos.

            Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Homero Pereira (PSD), a reunião foi motivada pela abertura do prazo para emendas ao Orçamento 2013 fixado entre os dias 21 a 29 de novembro.

            “De um lado temos muitas demandas dos municípios, de outro, um governo federal sem muita vontade de liberar recursos via emendas parlamentares. Fazemos ação política, porém, pouco se concretiza na prática. É frustrante, no entanto, é esse o cenário”, reclama Homero.

            A revolta do parlamentar se justifica em números: O montante global do orçamento de 2012 destinado à bancada foi de aproximadamente R$ 581 milhões.  Contudo, nenhum centavo desse recurso saiu dos cofres da União até agora, faltando um mês para o fim do ano.

            Enquanto isso, os municipalistas fazem a parte que lhes cabem que é de apresentar as demandas da população. O prefeito eleito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PMDB), disse que 70% dos bairros do município têm problema de água.

            “O encanamento já apodreceu de tão antiga”, frisa. Além disso, há necessidade de ampliação na rede de Saúde e de aquisição de ônibus escolar.

            Já o representante maior de Alto Araguaia, Maia Neto (PR), destacou a falta de um anel viário para reduzir o fluxo de caminhões dentro da cidade.

             Em Campos de Júlio, o problema é na Saúde. “Não há hospitais públicos para atendimento da população”, reclamou o prefeito Dirceu Comiram (PSD). A situação é mais grave em Rio Branco que não tem hospital e nem ambulância suficiente para transportar os doentes até a cidade mais próxima, contou o prefeito Antonio Xavier, o Totonho (PSC). 

            O governo do estado, representado pelos secretários de Turismo, Tetê Bezera, e Cidades, Gonçalo Pedroso de Barros, reforçou a necessidade de destinar recursos para infraestrutura dos municípios.

            As entidades assistenciais como Hospital do Câncer de Cuiabá, Abrigo Bom Jesus também solicitaram contribuição para melhoria nas suas estruturas físicas. Bem como a Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco) que requer reforço orçamentário, e a Associação dos Sargentos de Mato Grosso para a realização de curso sobre segurança pública..

            Da bancada federal estiveram presentes os deputados Júlio Campos (DEM), Nilson Leitão (PSDB), Eliene Lima (PSD), Carlos  Bezerra (PMDB) e Valtenir Pereira (PSB); e os senadores Jaime Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35482/visualizar/