Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Março de 2005 às 16:37
Por: Stênio Ribeiro

    Imprimir


Brasília – O Ministério das Relações Exteriores informou que o encontro mini-ministerial que reúne representantes de 35 países desenvolvidos ou em desenvolvimento em Mombassa, no Quênia, tem caráter informal e é destinado a discutir negociações comerciais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil é representado no encontro pelo ministro Celso Amorim.

O encontro "mini-ministerial", como está sendo chamado, pretende enfatizar os entendimentos iniciados na Rodada de Doha, no Catar, em 2002, com vistas a aplainar diferenças e levar posições consensuais para a VI Conferência Ministerial da OMC, que será realizada em Hong Kong no próximo mês de dezembro.

As prioridades da reunião são agricultura, acesso a mercados para produtos não-agrícolas, comércio de serviços, facilitação de comércio e regras de defesa comercial, bem como temas de desenvolvimento regional sustentado.

Depois da reunião da OMC, o ministro Celso Amorim terá encontro de trabalho com o ministro de Negócios Estrangeiros do Quênia, Chirau Ali Mwakwere, e será recebido pelo presidente daquele país, Mwai Kibaki, a quem o chanceler brasileiro entregará mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a ampliação das relações bilaterais.

De acordo com nota do Itamaraty, as relações Brasil-Quênia têm convergido para interesses no comércio internacional e meio ambiente principalmente. A visita do chanceler Amorim tem o objetivo de reforçar a coordenação existente, mediante a celebração de Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas e dinamizar a cooperação nos setores de saúde, agricultura e comerciais.

Do Quênia, o chanceler brasileiro se deslocará para a Etiópia, onde, no próximo dia 8, manterá encontro com o presidente da Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konare, a fim de analisar formas de estreitar as relações do Brasil e do Mercosul com aquela organização.

Nos próximos dias 9 e 10, o ministro Celso Amorim terá programação oficial em Moçambique. Em sua visita a Maputo, ele manterá contatos com autoridades locais empossadas recentemente pelo novo presidente moçambicano, Armando Guebuza, que tomou posse no dia 2 de fevereiro.

De Maputo, o chanceler viajará para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para participar, nos dias 10 e 11, da 2ª Reunião da Comissão Mista Trilateral do IBAS – Foro de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul. Na pauta do encontro, o incremento da cooperação entre os três países.

No dia seguinte, os chanceleres dos três países irão a Pretória (capital do país) para encontro com o Alto Representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia, Javier Solana. De Pretória, o chanceler Amorim retornará ao Brasil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355089/visualizar/