Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 22 de Novembro de 2012 às 08:11
Por: Marcos Couitnho

    Imprimir


A direção do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pode editar resolução para que os vereadores eleitos pela sigla apoiem incondicionalmente a candidatura do vereador Júlio Pinheiro a presidente da Câmara dos Vereadores, segundo informaram fontes da agremiação partidária no final da noite desta quarta-feira para o Olhar Direto. Pinheiro é candidato à reeleição e contaria com o apoio do prefeito Chico Galindo.

"É uma forma de pressionar os vereadores Dilemário (Alencar) e Leonardo de Oliveira a não fechar um acordo com o grupo dos novos vereadores, que foram eleitos no primeiro turno. É um ato de cima pra baixo que o partido tenta impor para seus vereadores. Acho que é uma tentativa desesperada, embora válida, de viabiizar o projeto do PTB em continuar comandando a Câmara de Cuiabá", declarou uma segunda fonte petebista, na madrugada desta quinta-feira.

Nos bastidores da sigla petebista, a medida não foi bem deglutida e os dois "novatos" (Dilemário e Leonardo) do partido devem conversar pessoalmente com Galindo na tentativa de obter um salvo-contudo para que ambos os veredores eleitos possam negociar com o grupo dos 18, que também passou a contar com o apoio do vereador Adevair Cabral (PDT). O pedetista. de forma despreendida, participou da reunião ocorrida na noite de quarta-feira no Café do Porto, em mobilização articulada feita pelo vereador Mário Nadaf (PV).

A pressão da cúpula do PTB certamente pode causar as primeiras dissidências no grupo dos novos vereadores, mas ainda assim é uma articulação vertical que também pode causar fissura no próprio partido, afinal de contas o desgaste político-administrativo de Júlio Pinheiro é visível, assim como a imagem do Legislativo Municipal, arranhada por sucessivos escândalos financeiros e joguetes políticos que maculam a história recente do poder.

O outro nome já colocado na condição de candidato é de João Emanuel, do PSD, mas ele ainda não conseguiu consolidar sua candidatura entre os novatos. Em reunião no Café do Porto, o grupo dos 18 mais Adevair Cabral reafirmou propósitos de buscar o consenso, mesmo diante de uma eventual confirmação da resolução do PTB.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35523/visualizar/