Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 04 de Março de 2005 às 07:04
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O deputado José Riva, primeiro-secretário da Assembléia, revelou ontem a possibilidade de trocar o PTB pelo PP. Prevê definir o futuro partidário até o próximo dia 20. Deve levar para sua nova agremiação partidária pelo menos mais três deputados. Juntos, cooptarão entre 20 e 25 prefeitos, que são os principais cabos eleitorais dos candidatos majoritários e proporcionais das eleições do próximo ano.

"Vou conversar com minha base eleitoral. Existe, sim, a possibilidade de eu ir para o PP, que tem no Pedro Henry uma grande liderança", enfatizou Riva, em seu gabinete. Ele não demonstra o mínimo interesse em continuar no PTB.

Articulador, Riva mantém uma base eleitoral sólida nas regiões Norte, especialmente no Vale do Arinos, e no Noroeste. Pelo PSDB, foi reeleito, em 2002, para terceiro mandato, com a maior votação proporcional do país (65.389 votos). Nas eleições municipais do ano passado, sua força política contribuiu para eleger 21 prefeitos.

O parlamentar revela que está mantendo conversações com outros colegas deputados no sentido de tomar uma decisão conjunta. Além de Riva, devem migrar para o PP Alencar Soares (PTB) e Eliene Lima (PSB), além do vice-prefeito de Várzea Grande, Nico Baracat (PSB).

Em meio ao troca-troca, o PP acena com a possibilidade de dividir a maior bancada na Assembléia com o PFL e com o PPS do governador Blairo Maggi. Pefelistas e socialistas detêm cinco cadeiras cada. A desfiliação de Riva deve desmontar a legenda petebista na AL, porque leva consigo Alencar. Pelo menos 10 prefeitos do partido tendem a acompanhá-lo.

Riva diz que a partir da próxima semana começa a percorrer sua base eleitoral para discutir o assunto. Segundo ele, o PP "é uma boa opção" porque a provável candidatura de Pedro Henry ao Senado fortaleceria as proporcionais. O deputado descarta projeto à Câmara Federal. Trabalha pela reeleição.

Na avaliação de Riva, o PP deve continuar na base aliada do governo Maggi. "Pelo que vejo, o PP deve continuar com o governo. O Pedro Henry nunca falou algo diferente".

Oposição - Apesar de compor a base governista, Riva tem proximidade com o ex-governador (91/94) e ex-prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos, que ensaia projeto próprio ao Paiaguás. Na sua avaliação, o pefelista seria uma das poucas lideranças de peso a contrapor o projeto de reeleição de Maggi. Observa, porém, que Jaime não tem demonstrado interesse pela ruptura. "Percebo que a oposição tem que se restruturar. Não sinto liderança na oposição em potencial para desbancar Blairo Maggi".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355280/visualizar/