Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 21 de Novembro de 2012 às 23:00

    Imprimir


A Associação Mato-grossense dos Municípios lançou esta semana uma campanha publicitária para divulgar o trabalho realizado pela Central de Projetos, uma das principais realizações da atual diretoria da instituição. A campanha, intitulada “Impulsionando o Desenvolvimento dos Nossos Municípios” está sendo veiculada por meio de outdoor nas principais avenidas de Cuiabá e em dezembro será destaque nas emissoras de televisão com abrangência em todo o estado.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, disse que a intenção é tornar a prestação de serviço conhecida pelos novos prefeitos e por toda a sociedade. “Investimos na Central de Projetos para oferecer alternativas econômicas para os municípios e ampliar as fontes de captação de recursos para as prefeituras, principalmente as mais carentes”, assinalou.

 A Central, que foi criada em março de 2011, proporcionou um ganho de efetividade à AMM, que em um ano triplicou a produção. Para efeito de comparação, em 2011 foram elaborados 875 projetos, mais que o triplo do ano anterior. Este ano já foram elaborados mais de mil projetos, muitos deles de edificação física normal, que corresponde a creches, escolas, bibliotecas, campos de futebol, praça, complexo turístico, hospitais, Programa Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento, entre outros.

A AMM investiu no reforço da equipe para auxiliar os municípios na captação de recursos federais e estaduais, considerando o repasse insuficiente de recursos às prefeituras para atender a demanda da população. Dos 141 municípios mato-grossenses, apenas 28 possuem capacidade tributária própria, com possibilidade de ampliar investimentos em setores essenciais para o atendimento à população. Os demais enfrentam dificuldades para fechar as contas e têm capacidade limitada de investimentos.

Além dos projetos de edificação também são elaborados os seguintes: agroindústrias, assessoria, complementares, consultoria, dispensa de licenciamento, drenagem, elaboração de desenho, plano de recuperação de área degradada, licenciamento, outorga de abastecimento de água, reforma e ampliação, retrabalho e sistema de abastecimento de água. A equipe também realiza visitas técnicas para verificar in loco a necessidade dos municípios e levantar informações com os servidores das prefeituras.

Um dos projetos de destaques são as plantas de agroindústrias, que visam fomentar o desenvolvimento dos municípios com base em suas vocações e potenciais. Os projetos que são repassados aos prefeitos seguem normativas dos sistemas de inspeção, que podem ser municipal, estadual e federal.

A iniciativa visa industrializar a produção primária e oferecer alternativas econômicas principalmente a municípios classificados com economia exaurida ou moderada, categorias que compreendem 102 cidades mato-grossenses. Atenta a essa realidade, a AMM aposta na elaboração de modelos de agroindústrias de abatedouro de aves, bovinos, suínos, laticínio, despolpadeira, farinheira, Casa do Mel, entre outros. 

Essa foi uma das principais inovações da Central de Projetos visando criar novas alternativas econômicas que seguissem todas as etapas necessárias para o desenvolvimento completo da cadeia produtiva de cada atividade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35546/visualizar/