Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Março de 2005 às 11:14
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Cerca de 70 peritos criminais, peritos médicos legistas e odonto-legistas de todo o estado estão participando nesta quinta-feira (3), em Cuiabá, do Curso de Capacitação em Coleta e Acondicionamento de Material Biológico e Vestígios para Análise em Biologia Molecular (DNA).

O curso está sendo ministrado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é o resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) – Superintendência de Perícias e Identificação e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

"O objetivo do curso é capacitar os profissionais para a seleção dos materiais ideais para a coleta em locais de crime, obedecendo aos critérios éticos e de respeito ao cidadão", explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira. De acordo com Célio Wilson a capacitação e qualificação dos técnicos e servidores da segurança pública, vem sendo uma das metas prioritárias do Governo do Estado.

ESTRUTURA DO CURSO - Entre os tópicos que serão abordados durante o curso, o de coleta de materiais em local de crime abrange a diversidade de situações e materiais apresentados nesses locais bem como o reconhecimento daqueles que sejam ideais para a realização do exame de DNA; Ética e Direitos Humanos relacionados às vítimas e testemunhas, Técnicas de coleta em diferentes situações; armazenamento dos materiais coletados para o transporte até o laboratório responsável pelo seu devido preparo e o exame, utilizando dos procedimentos adequados, de forma a preservação desses materiais coletados, destinados as investigações.

O curso prevê a coleta em locais de crime em cadáveres (corpos exumados ou carbonizados) e em vivos, fornecendo o subsídio necessário para a compreensão das técnicas utilizadas nesse tipo de exame.

Na estrutura curricular do curso estão previstos ainda tópicos como Bases Biológicas da Coleta e aula prática. No total o curso tem carga horária de 20 horas/aula.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355498/visualizar/