Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 03 de Março de 2005 às 10:57
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Resultados práticos e avanços que possam ser sentidos na economia e que gerem benefícios para o Cone Sul, com a integração sócio-econômica dos Países que o compõem são as expectativas destacadas pelo governador Blairo Maggi durante a abertura oficial do Seminário Internacional de Infra-Estrutura Multimodal, que teve início nesta quarta-feira (02.03), em Cuiabá.

Reunindo representantes de seis países – Brasil, Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai - o evento contará com a presença de especialistas, empresários e dirigentes do setor público que discutirão propostas e compromissos dos Governos regionais para destravar a burocracia e permitir investimentos em direção à integração entre países andinos e do Cone Sul.

A orientação do Governo do Estado são a de procurar alternativas definitivas de logística para, em 10 anos, levar a produção de Mato Grosso e do Centro-Oeste aos países do Pacífico. "É o momento de romper com a famigerada burocracia que não passa somente pelas estradas, mas de simples entraves práticos, como bloqueios e trancas nas rodovias, contornando-os para que seja possível a liberação e integração do mercado intra-regional", ressaltou o governador.

As decisões de provocar os governos desses países e a reengenharia para buscar o desenvolvimento sócio-econômico foi consolidada a partir da visita que o Governo do Estado e empresários mato-grossenses, liderados pelo governador realizaram durante dez dias aos países andinos na Expedição Internacional Estradeiro 4.

"A formação de um corredor de integração é o passo principal para que Mato Grosso fortaleça a posição de destaque no Mercosul", destacou o vice-ministro de Economia da Argentina, Miguel Angel Monti.

Maggi ressaltou ainda a importante discussão acerca da hidrovia Paraguai-Paraná. "Será um debate essencial para que possamos discutir a remoção dos entraves burocráticos existentes, as possibilidades e limitações de navegação conforme a observância da lei, para que Mato Grosso possa incrementar seu comércio regional", observou.

O coordenador de Hidrovias e Portos do Ministério dos Transportes, Francisco Alem, que participará do debate sobre a hidrovia, falou sobre a viabilidade de navegação e dos recursos orçamentários para a consolidação. "É um trabalho em conjunto para que as condições legais e práticas possam efetivamente ser consolidadas. O controle de todos os aspectos que envolvem a formação da hidrovia vem sendo avaliado e estudado pelo Ministério, de forma a traçar as condições reais de navegabilidade ao rio", frisou.

"Uma América do Sul integrada somente será possível se todos que aqui estão colocarem suas proposições firmes e determinadas e a definição de tarefas, com atribuições pertinentes a cada um. As intenções, dificuldades e sonhos devem ser discutidos para sair rumo ao com comprometimento", finalizou Maggi.

O governador falou ainda da possibilidade a ser avaliada pelos Governos de pavimentação da rodovia ligando San Matias, na Bolívia a Mato Grosso e a utilização dos serviços de saúde pela população da cidade como uma das formas práticas de integração regional.

Durante o seminário, parlamentares estaduais do Estado discutirão com representantes da Bolívia e a empresa Rede Cemat a possibilidade de instalação de rede de energia elétrica na comunidade de San Vicente, na Bolívia.

Participaram da abertura do evento representantes de departamentos e governos da Bolívia, Chile, Peru, Argentina, do Estado de Mato Grosso do Sul, Governo Federal, secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), Luiz Antonio Pagot (Infra-Estrutura), João Carlos Ferreira (Cultura) e parlamentares estaduais.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355504/visualizar/