Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Março de 2005 às 10:10

    Imprimir


O governo chinês acusou hoje os Estados Unidos de cometerem graves violações dos direitos humanos, particularmente no Iraque, em resposta ao relatório anual do departamento de Estado americano que denuncia a perseguição e a repressão política na China. "Washington pisa arbitrariamente na soberania de outros países, apesar de uma série de problemas com seus próprios direitos humanos", afirma o texto número 16 deste tipo publicado por Pequim contra os Estados Unidos.

"Em 2004, as atrocidades e maus-tratos das tropas americanas contra os prisioneiros de guerra no Iraque trouxeram à luz a face oculta dos Estados Unidos", acrescenta a nota. "Como primeiros vendedores de armas do mundo, os Estados Unidos fizeram fortuna graças à guerra. Suas vendas de armas convencionais ultrapassaram os US$ 14,5 bilhões em 2003, um aumento de US$ 900 milhões em um ano, e representaram 56,7% da venda de armas em todo o mundo", afirma o texto.

A China deseja o fim do embargo europeu sobre a venda de armas, em vigor desde o massacre da Praça da Paz Celestial em 1989. Washington, que não vende armas a Pequim, se opõe ao fim do embargo.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355535/visualizar/