Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Março de 2005 às 07:15

    Imprimir


O coordenador estadual da Funasa em Cuiabá, Jossy Soares, informou ontem que aboliu a estratégia de encaminhar uma força-tarefa com alimentos para os xavantes de Campinápolis, depois de conversar com sua equipe técnica. Ao contrário do que havia dito na segunda-feira, Soares se corrigiu e informou que não é função da Funasa prestar auxílio assistencial. "Vamos levar os índios a levarem seus filhos para exame nos postos de saúde e os que tiverem qualquer problema, serão acompanhados. Essa é uma forma de garantir que a comida chegue às crianças, pois culturalmente, os adultos comem primeiro e o que sobra fica para os filhos", explicou.

Em nota técnica encaminhada pela assessoria de imprensa do órgão, em Brasília, é informado que a Fundação está distribuindo leite em pó, NAM 1, NAM 2 e leite de soja às crianças, cuja desnutrição foi atestada por um médico.

Ainda segundo o órgão, no pólo base de Campinápolis, localizado no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante, atuam duas enfermeiras, dois auxiliares de enfermagem e oito agentes indígenas. E, existem compromissos firmados com a Prefeitura, para o fortalecimento das equipes multidisciplinares de saúde, com a contratação de três médicos, um odontólogo, dois enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem. A contratação ocorrerá a partir da publicação de portaria conjunta neste mês de março.

O órgão garante que as equipes da área vão fazer um diagnóstico nutricional nas 78 aldeias do pólo de Campinápolis, para identificar e encaminhar para tratamento as crianças desnutridas.

Funai - A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, foi procurado pela reportagem para falar sobre as mortes das crianças xavantes em Mato Grosso, mas sua assessoria de imprensa informou que ele esteve a tarde toda em reunião. O órgão foi responsável pela saúde do índio no país até 1999.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355589/visualizar/