Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 02 de Março de 2005 às 06:29

    Imprimir


Cientistas anunciaram hoje em Edimburgo, na Escócia, a abertura de um banco de tecido cerebral para ajudar a estudar mortes súbitas. Durante dois anos, um grupo de pesquisadores vai coletar amostras de tecido saudável e doente para ajudar nas pesquisas sobre uso de drogas, epilepsia, asma, síndrome da morte súbita em bebês e suicídio, entre outras.

"Queremos investigar as causas da morte súbita", disse a professora Jeanne Bell, do Western General Hospital de Edimburgo, que comanda o projeto. "Isso nos dará a oportunidade de analisar todo o ciclo de vida das doenças."

Financiado pelo Conselho Britânico de Pesquisa Médica, o grupo pretende coletar amostras de até mil autópsias realizadas por ano em Edimburgo. Os tecidos serão armazenados no hospital e disponibilizados para pesquisas em todo o mundo. As amostras não se limitarão a um determinado tipo de doença ou a uma faixa etária, como certos bancos de tecidos, afirmou Bell. O objetivo principal é coletar amostras do cérebro, mas pode haver outros órgãos armazenados.

James Underwood, presidente do Royal College of Pathologists, disse que a redução no número de autópsias realizadas na Grã-Bretanha pode atrapalhar o trabalho. "Cerca de 50% de todas as mortes em hospitais eram seguidas por autópsias em 1960. Hoje, o número é de menos de 5%", afirmou.

Bell disse que o sucesso do projeto depende do número de parentes que concordam em doar amostras, mas afirmou que um estudo piloto mostrou resultados animadores. "Eles estão desesperados para que pesquisemos. E nós estamos desesperados para pesquisar."




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355963/visualizar/