Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 01 de Março de 2005 às 14:06

    Imprimir


Tóquio - O Japão planeja começar a construir uma base tripulada an Lua e criar seu próprio ônibus espacial dentro dos próximos 20 anos, informa o jornal Mainichi Shimbun . A agência espacial japonesa, JAXA, prepara planos para criar um robô que fará sondagens na Lua por volta de 2015. Por volta de 2025, iniciará a construção de uma base de pesquisas tripulada no astro e o projeto de uma nave espacial reutilizável, semelhante ao ônibus espacial americano, de acordo com o jornal.

A reportagem diz ainda que o orçamento da agência espacial poderá ser multiplicado por seis, chegando a 6 trilhões de ienes (US$ 57 bilhões) para dar conta desses planos. Representantes da JAXA não foram encontrados para comentar os informes.

O programa espacial do Japão mantém, há anos, um foco na pesquisa com sondas automáticas. Ano passado, porém, um comitê do governo sugeriu que o país desenvolva um programa próprio com astronautas. Durante muito tempo a principal potência espacial da Ásia, o Japão luta para sair da sombra da China, que pôs um astronauta em órbita em 2003. Os chineses já se mostraram interessados na Lua.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356132/visualizar/