Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 19:46

    Imprimir


Há aproximadamente dois anos foi formada a Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial de Tapurah (COAIT) que objetivava criar um assentamento no município de Tapurah, onde futuramente seria desenvolvida uma indústria de fruticultura.

No ano passado, Elder Luis Biazus, que ainda não era vereador, se inscreveu na cooperativa para ser contemplado com 25 hectares de terra, financiadas pelo Banco da Terra com três anos de carência para pagar. Segundo Biazus, comentários surgiam, na dúvida de quem seria o proprietário das terras.

Ouça a entrevista ou leia a transcrição abaixo:

"Fui me interando dos fatos. Conversei com o prefeito Marino e também com Osvaldo uns 90 dias atrás, que existia a possibilidade destas terras estarem pertencendo ao município de Lucas", disse o então vereador Elder Luis Biazus, que agora tem em mãos a certidão expedida pelo INTERMAT (Instituto de Terras de Mato Grosso). "Hoje eu tenho uma certidão de localização de que realmente as terras que estão sendo usadas por esta cooperativa, pertencem 98% à Lucas e 2% à Nova Mutum e não à Tapurah como há no noticiário, como esta cooperativa estava denomidando anteriormente", afirmou Biazus.

Biazus acredita que a diretoria da cooperativa não sabia deste fato: "Eu acredito que nem eles [diretores] estavam por dentro desta localização. Eu faço parte desta cooperativa e tenho o presidente dela [cooperativa] como um homem que trabalha muito, tem muitos projetos à serem implantados lá dentro, então eu não sei se houve má fé; eu acredito que não", defendeu. "Mediante à isto, certifiquei o prefeito municipal [Marino Franz]. Agora ele está sabendo, já está com o ofício em mãos. Ele já tomou as providências, mandou que os fatos fossem apurados", falou o vereador Biazus.

O 'redescobrimento' destas terras poderá trazer inúmeros benefícios à famílias luverdenses, acredita Biazus: "Se for assim, nós poderemos beneficiar muitas famílias daqui de Lucas para completar este assentamento, haja visto que no momento somente 30 famílias estão sendo assentadas do total de 162 famílias que podem ser assentadas", disse. "Famílias que estejam necessitando de trabalho, isto será viável, muito interessante e nós temos que fazer acontecer. É por este motivo que estamos divulgando este fato. Eu acho que nós temos que ver as coisas que estão faltando na cooperativa; depois chamar a diretoria desta cooperativa e fazer com que as coisas comecem acontecer aqui por Lucas e não por Tapurah", finalizou.

O presidente da cooperativa de Tapurah, Wilmar Braun, foi procurado pela reportagem do Portal InexaMais hoje pela manhã. O presidente disse que não irá se pronunciar e aguardará a resolução deste problema.

O vereador Elder Luis Biazus e o repórter Robson Alex, do Portal InexaMais, irão hoje à tarde ao assentamento para acompanhar as negociações.




Fonte: InexaMais

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356382/visualizar/