Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 18:06
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


Dando continuidade à Política de Segurança da Informação, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), realizou nesta segunda-feira (28.02), de forma inédita no Estado, o lançamento da Cartilha de Segurança da Informação. O material tem como finalidade disseminar a cultura de segurança da informação na Sefaz.

A cartilha foi elaborada pelo Subcomitê de Segurança da Informação e apresenta temas e conceitos de forma sucinta e objetiva, procurando despertar o interesse e a atenção de todos os servidores para as diretrizes e normas que regem o trato das informações na organização.

Durante o lançamento, o secretário de Fazenda, Waldir Júlio Teis, destacou que no cenário atual, em que as empresas dependem cada vez mais da informação e de seus sistemas de informática para a continuidade e melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, é fundamental garantir a segurança adequada às informações.

“Estamos certos de que a Secretaria de Fazenda poderá contar com o apoio de todos e que a preocupação com as informações, nos mais diversos níveis, será um compromisso individual dos profissionais que desempenham suas funções dentro do órgão”, afirmou Teis, dizendo que o trabalho inédito realizado pela Sefaz poderá ser disseminado para as outras Secretarias do Estado.

A cartilha traz informações importantes como o conceito de informação, a classificação das informações, segurança computacional, segurança física, o que é a Política de Segurança da Informação, e as modalidades de segurança da informação, entre outras. Segundo o superintendente Adjunto de Gestão de Tecnologia da Informação da Sefaz, Jobson Oscar Bottós, a Política de Segurança da Informação na organização iniciou em 2004, e teve continuidade graças ao apoio da alta administração da Secretaria de Fazenda que entendeu a necessidade da implantação do programa.

“A Sefaz está mais uma vez iniciando um programa que ainda não existe nos outros órgãos do Estado, e é de suma importância que seja levado adiante, pois segurança da informação é um assunto sério e precisamos disseminar essa cultura na instituição”, afirmou o superintendente.

CONSCIÊNCIA - A cartilha será entregue a todos os servidores da Secretaria de Fazenda, acompanhada do Termo de Compromisso e Responsabilidade, onde o servidor vai assinar declarando conhecer e obedecer a responsabilidade a ele atribuída no trato com informações sob sua guarda.

Para o gerente de Redes e Segurança da Informação da Sefaz, Ricardo de Lucca Crudo, a segurança da informação é um processo contínuo que precisa da colaboração de todos os servidores. “O mais importante é a cultura e a consciência. A primeira ação que estamos fazendo nesse sentido é trabalhar essa conscientização através da cartilha”, concluiu.

Veja abaixo algumas dicas de segurança impressas na cartilha:

- Não compartilhe sua senha com outras pessoas;

- Escolha uma senha de difícil dedução, mas que não seja esquecida facilmente, utilizando números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas;

- Troque sua senha periodicamente;



- Nunca anote sua senha ou login. Memorize-a;

- Cuidado quando atender ao telefone. Bom senso é essencial para diferenciar quando se está diante de uma rotina normal de trabalho de quando se está diante de pessoas mal-intencionadas;

- Utilize sempre o seu crachá enquanto estiver nas dependências do órgão onde trabalha;

- Não deixe sobre sua mesa papéis e documentos que não estejam sendo utilizados no momento, sobretudo de um dia para outro. É a polícia da “mesa limpa”;

- e, Não deixe que as telas dos monitores fiquem expostas para corredores ou locais de fluxo de pessoas estranhas ao serviço.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356414/visualizar/