Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 15:08
Por: Lívia Veiga

    Imprimir


Anapu (PA) - Após a acareação dos acusados pelo assassinato da missionária Dorothy Stang, na Delegacia de Polícia de Altamira, a comissão especial de parlamentares, composta pelos senadores Ana Júlia Carepa (PT-PA), Demostenes Torres (PFL-GO), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), confirmou que o prefeito de Anapu, Luiz dos Reis Carvalho (PTB), foi citado pelos presos. O senador Demóstenes Torres informou que Clodoaldo Carlos Batista ("Eduardo") e Rayfran das Neves Sales ("Fogoió") mencionaram o envolvimento do prefeito quanto ao pagamento de um advogado para defendê-los.

"O Rayfran e o Clodoaldo reconhecem que, quando chegaram à fazenda do Bida (Vitalmiro Bastos de Moura), o mandante, ele teria dito para que fugissem para a floresta e, se fossem presos, negassem que tanto ele quanto o Tato (Amir Feijoli da Cunha) tiveram participação no crime. Também, que eles arrumariam um advogado na ordem de R$ 50 mil a R$ 100 mil para custear isso. E que fariam uma coleta, não especificou entre quem, mas uma coleta para recolher este dinheiro. No momento em que se falou de coleta, se falou também no nome do prefeito", relatou Demóstenes Torres.

Demóstenes disse ainda que os dois presos reafirmaram tudo o que haviam dito para a polícia. A comissão pede hoje o encerramento do inquérito policial que apura o caso para que seja remetido à justiça estadual, inviabilizando assim que se impetre um hábeas-corpus, que pode livrar os presos. Além disso, os senadores informaram que autos complementares de inquérito policial serão instaurados tanto pela polícia civil quanto pela federal. "A idéia é investigar, principalmente, se outras pessoas participaram do consórcio para o pagamento dos executores", disse o senador.

Sobre as acusações, o prefeito de Anapu, Luiz dos Reis Carvalho disse que os presos não disseram a verdade. "Acho que foram muito infelizes no que disseram. Fiquei muito indignado ao saber. Não conheço os assassinos, conheço o Bida. Se ele estiver na cidade, eu sei quem é ele", disse o prefeito, que participa da audiência pública na Câmara dos Vereadores local.

Em série especial veiculada pela Rádio Nacional da Amazônia, o prefeito de Anapu descreveu seu relacionamento com a missionária. "Conheço ela desde sua chegada há aproximadamente 21 ou 22 anos. Então, ultimamente, ela veio cumprir uma missão, à qual levou até a morte, e a gente seguiu outro destino, que foi o político, e, então, nos distanciamos mais um pouco", relatou.

Além do prefeito de Anapu, estão presentes na audiência os parlamentares, o prefeito de Porto de Moz, Edílson Lima, o presidente da Associação dos Madeireiros de Anapu, Leivino de Souza, o presidente da Associação de Produtores Rurais da Terra do Meio, Laudi Witeck; o presidente da Comissão Pastoral da Terra, padre José Amaro de Souza, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco dos Santos Souza.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356466/visualizar/