Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Novembro de 2012 às 22:15

    Imprimir


Conforme o prefeito do município de São Félix do Araguaia (1.200 Km a Nordeste de Cuiabá), Filemon Gomes da Costa, uma reunião entre moradores, produtores, representantes de forças policiais e autoridades apaziguou os ânimos na Gleba Suiá Missú.
 
A tensão na região, que deve ser desocupada nos primeiros dias de dezembro, se agravou nos últimos dias após o início da entrega das ordens de despejo. “Pedimos calma a população e respeito às forças policiais”, disse o prefeito.
 
Filemon também ressaltou que uma decisão política pode por fim ao impasse entre índios e não índios. “Acredito que com a visita de deputados estaduais e senadores na próxima quinta, dia 22, uma solução seja encontrada”, apontou ele reforçando que a permuta de terras é uma medida que ainda pode voltar a pauta.
 
Segundo o prefeito, 80 dos índios que vivem na região, são a favor da troca. No entanto, quando a proposta foi apresentada pelo Governo do Estado, foi recusada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que para Filemon é a responsável pela celeuma criada na Gleba Suiá Missú.
 
“Os 150 indígenas que moram nas redondezas tem cerca de 33 mil hectares para sua sobrevivência e conviviam bem com os moradores dos municípios até essa decisão”, afirmou ele.
 
Recursos de produtores rurais contra a desintrusão também podem ser julgados pelo Supremo e impedirem a saída das famílias da região.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35659/visualizar/