Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 15:40

    Imprimir


A União Européia (UE) vai se reunir na segunda-feira em Luxemburgo com o ministro de Exteriores russo, Serguei Lávrov, com quem discutirá o andamento da "associação estratégica" que as partes esperam concluir em maio.

Além disso, na reunião, que se realizará no castelo de Senningen, serão analisadas questões relacionadas com os direitos humanos e as relações com os vizinhos comuns, disseram fontes do bloco.

Pela parte da UE, irá à reunião o alto representante para a Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana; a comissária de Exteriores, Benita Ferrero-Waldner; e o ministro de Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, cujo país preside a UE neste semestre.

O encontro, um dos dois da Troika da UE realizada anualmente, ocorre na véspera das primeiras consultas bilaterais sobre direitos humanos entre especialistas do bloco e russos, marcadas para a próxima terça-feira em Luxemburgo e qualificadas por Ferrero-Waldner como "um importante passo adiante".

Segundo Ferrero-Waldner, "em uma relação sólida, as duas partes devem falar abertamente" e a UE abordará na segunda-feira com Lávrov a questão da democracia e os direitos humanos, sobretudo na república separatista da Chechênia, para onde a UE quer enviar uma missão em meados de março a fim de impulsionar uma solução política depois de uma década de guerra.

Embora a UE apóie a Rússia em sua luta contra o terrorismo checheno, deixou claro que a campanha deve ser empreendida com respeito aos direitos humanos, segundo fontes da Comissão Européia.

Também figuram na agenda as difíceis relações de Moscou com os vizinhos comuns, como a Moldávia, na fronteira com Romênia e Ucrânia, onde a Rússia mantém tropas na problemática região separatista de Cisdniester, e a Geórgia, onde conta com bases e apóia movimentos separatistas pró-russos na Abkházia e na Ossétia do sul.

A UE e Rússia negociam desde 2003 uma "associação estratégica" em quatro espaços comuns nas áreas de economia, segurança exterior, justiça e segurança interna e educação, pesquisa e cultura. As partes esperam assinar o projeto em 10 de maio em Moscou em sua próxima cúpula bilateral.

Um dos principais empecilhos nas negociações é o capítulo da segurança externa, devido ao desejo da UE de conseguir com a Rússia uma política conjunta com os vizinhos comuns, baseada no respeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356766/visualizar/