Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 14:44

    Imprimir


A Autoridade Nacional Palestina (ANP) decidiu adiar o encontro previsto para o próximo dia 5, no Cairo, com as facções e grupos armados palestinos, do qual se esperava um anúncio de cessar-fogo, informaram fontes oficiais palestinas.

O assessor de segurança da ANP, Jibril Rajub, disse a um canal de televisão árabe que a reunião, que ia acontecer no Cairo sob o patrocínio do presidente egípcio, Hosni Mubarak, foi adiada.

Rajub alegou que o adiamento é devido a "questões internas" palestinas, mas outras fontes palestinas não escondem que a decisão está relacionado com o atentado suicida de sexta-feira passada em Tel Aviv, em que quatro israelenses morreram e dezenas ficaram feridos.

Além disso, porta-vozes dos grupos extremistas Jihad Islâmica e Hamas, assim como fontes das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, ligadas ao Fatah, confirmaram que a reunião foi adiada, mas não informaram sobre uma nova data.

No encontro, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, planejava ultimar as negociações com as facções palestinas para anunciar oficialmente um cessar-fogo temporário ("hudna", de acordo com a expressão em árabe).

Abbas planejava viajar até a capital egípcia após participar da Conferência de Londres da próxima terça-feira, um fórum destinado a discutir projetos de assistência para o governo e o povo palestino.

O ataque suicida cometido na sexta-feira em Tel Aviv, obra da Jihad Islâmica, deixou em suspenso as negociações entre israelenses e palestinos para a transferência do controle da segurança das cidades cisjordanianas à ANP e obrigou o primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei, a suspender sua participação na Conferência de Londres.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356776/visualizar/