Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 22:10

    Imprimir


Cerca de R$ 600 mil serão investidos na montagem dos estandes, divulgação e programação da XII Festa Internacional do Pantanal que acontece entre os dias 31 de março e 03 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). O governador Blairo Maggi e o prefeito Wilson Santos serão os anfitriões na solenidade de lançamento do evento que acontece nesta segunda-feira, 28, às 18 horas, no Mirante da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Com o tema "Pelas Águas de Mato Grosso", escolhido pelo Fórum Estadual de Turismo, a edição 2005 do evento que é considerado a vitrine do turismo de Mato Grosso propõe um mergulho no turismo e belezas naturais do Estado. "Vários temas foram encaminhados ao Fórum Estadual de Turismo, mas o que mais sensibilizou as lideranças ali representadas foi o que trata das águas, uma das maiores riquezas de nosso Estado", avaliou Yêda Marli de Oliveira Assis, secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso e coordenadora do Fórum Estadual e da Festa do Pantanal.

A distribuição dos estandes no Centro de Eventos do Pantanal, vai integrar os municípios que compõem as regiões turísticas do Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia, atendendo ao Programa de Regionalização do Turismo, implantado este ano pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em sintonia com a política nacional de Turismo do Governo Federal, via Ministério do Turismo.

Este ano, a Festa do Pantanal resgata o famtour de jornalistas da imprensa nacional especializada em turismo e a noite de abertura que há alguns anos não acontece, além de inserir na programação o famtour de operadores de turismo com participação de 10 representantes de diversos estados brasileiros.

Outra novidade é o lançamento que será feito nos pólos de desenvolvimento do turismo. Cuiabá será responsável pelo lançamento do evento no pólo Cerrado. Cáceres, no pólo Pantanal, Barra do Garças pelo do Araguaia e Alta Floresta, no pólo da Amazônia.

Criada em 1994, por iniciativa de empresários do setor turístico, prefeituras e governo do Estado, a Festa Internacional do Pantanal é a vitrine do turismo de Mato Grosso. Em 2004, teve como tema principal os "Sabores de Mato Grosso", apresentando novidades gastronômicas com soja e carne de jacaré. Em 2003, apoiou o programa lançado pelo Governo Federal com a proposta de inserir "O Turismo Pantaneiro na Luta Pela Fome Zero".

Em 2001, o evento teve que adaptar sua programação às necessidades de racionamento de energia, mas o obstáculo não diminuiu o brilho da festa que foi realizado no Museu do Rio. Os temas anteriores homenagearam ainda os 500 anos de descobrimento do Brasil, o Rio Paraguai e a pesca esportiva, a Amazônia e as diversas etnias indígenas de Mato Grosso e as festas cuiabanas.

Para homenagear também as lideranças que contribuem para o fortalecimento do turismo no Estado, em 1996 é criado o Troféu Pantanal. No mesmo ano, o evento assume dimensões internacionais com a presença de grupos folclóricos e lideranças da Bolívia, Peru, Paraguai, Chile, Argentina e da Colônia Nipo-Brasileira.

Em 95, é proposta a realização do famtour de jornalistas, visando à divulgação do potencial turístico do Estado também no cenário nacional. O ano de 1995 foi bastante difícil para os empresários do turismo em Mato Grosso. Uma grande cheia inundou o pantanal. Com isso, as estradas ficaram em condições precárias e a maior parte dos hotéis do Pantanal ficou alagada. Para amenizar estas dificuldades e poder realizar o evento, foi criada uma campanha com apoio e recursos do Governo Federal para recuperar as estradas.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356954/visualizar/