Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 21:10

    Imprimir


A Bossa Nova revolucionou a música brasileira. Mas esse estilo renovador também ultrapassou as fronteiras das notas musicais para influenciar diretamente o design das capas dos discos brasileiros.

Fotógrafos e designers, unidos sob a inspiração da bossa, criaram, a partir da década de 50, uma coleção de capas que traz a marca de um tempo novo, em que a estética se transformava à medida que a bossa evoluía. Esse universo de capas e estilos, que mudou o visual da indústria fonográfica no Brasil, pode ser apreciado no livro Bossa Nova e Outras Bossas - A Arte e o Design das Capas dos LPs, de Charles Gavin e Caetano Rodrigues, que a Petrobras lança em março.

Amante do jazz e da bossa nova, o pesquisador Caetano Rodrigues possui um dos maiores acervos de discos de bossa nova do mundo, com mais de 1.500 LPs colecionados desde a década de 50. O livro reúne parte desse acervo.

Freqüentador das rodas de música da época e entusiasta da arte gráfica dos LPs de bossa nova, Caetano Rodrigues conheceu Charles Gavin, baterista dos Titãs, através de um sebo de livros em São Paulo e, em pouco tempo, surgia a idéia de publicar um livro e compartilhar esta preciosidade com o público.

Gavin, que se dedica a um projeto de resgate, pesquisa, divulgação e relançamento em CD de LPs da música popular brasileira dos anos 60 e 70, e Caetano saíram em busca do que acreditam ser um precioso documento da história da bossa nova.

Bossa Nova e outras bossas será distribuído a bibliotecas públicas, escolas de design, universidades e outras instituições. Quinhentos exemplares foram doados à ONG Viva Rio. O público poderá adquirir um exemplar nas lojas do Viva Rio ou pelo site www.vivario.org.br .





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356965/visualizar/