Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 12:00
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Técnicos do departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e outras instituições, realizam, nos dias 25 e 26 de fevereiro, uma reunião para discutir a formatação do curso para formação de educadores ambientais, que utilizem posteriormente este conhecimento para ações de preservação do Pantanal.

O curso faz parte do Programa de Formação de Educação Ambiental do Pantanal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, envolvendo os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo uma das ações a serem desenvolvidas dentro do Programa Bid Pantanal.

A proposta do curso é formar lideranças comunitárias que possam depois repassar o conhecimento adquirido para outras pessoas do Município. "A idéia é que estas pessoas, depois de capacitadas, possam influenciar na política ambiental local, buscando soluções para os problemas ambientais de seu Município e atuando na elaboração de projetos", informou a assessora de educação ambiental da Fema, Elaine Corsini.

Para a implantação do curso o Ministério do Meio Ambiente contará com parcerias de diversas instituições do Estado, entre elas universidades órgãos estaduais e federais que atuam na defesa do meio ambiente, entidades de classe e organizações não governamentais.

Para a implantação do Programa de Formação foram definidos quatro núcleos a serem trabalhados, tendo como cidades-pólo Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis. "Abrange todos os Municípios que formam a Bacia do Alto Paraguai, formador do Pantanal", disse Elaine.

Desde o início desta semana, técnicos do Ministério estiveram percorrendo os quatro Municípios e realizando reuniões com os representantes das instituições que já se dispuseram a participar do programa. "Foram levantadas as sugestões de como o curso deve ser implementado e, na reunião deste final de semana, serão apresentadas as propostas e feito o fechamento", explicou.

Na reunião, as instituições parceiras do programa que já desenvolvem trabalho em educação ambiental irão mostrar como podem contribuir com o curso. "Será feito um levantamento do trabalho de todas as instituições, com isto teremos uma grande variedade de tipos de capacitação", informou Elaine.

De acordo com a assessora da Fema, depois de definida a implementação do curso, o programa oferecerá para as comunidades vários tipos de capacitação em educação ambiental. "Cada comunidade poderá escolher qual o tipo de capacitação que quer, de acordo com o problema ambiental detectado na região ou conhecimento que queira adquirir", disse. "Como exemplo, determinada comunidade quer capacitação em recuperação de áreas degradadas, que vá atingir uma demanda já existente", complementou.

A reunião para definição do Programa será realizada no Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sala 66, com início no dia 25 deste mês (sexta-feira), a partir das 8 horas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357082/visualizar/