Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 21:15

    Imprimir


Teerã - O diretor da Agência de Energia Atômica da Rússia, Alexander Rumyantsev, desembarcou em Teerã para assinar um acordo de fornecimento de combustível para o primeiro reator nuclear do Irã. Em contrapartida, o Irã terá de devolver à Rússia todo o combustível gasto, para que não possa ser utilizado na produção de armas.

A assinatura do acordo, prevista para amanhã, removerá o último obstáculo para que o reator atômico de Bushehr entre em funcionamento, o que deverá ocorrer entre o fim deste ano e o início do próximo.

Os Estados Unidos e Israel temem que os iranianos possam usar o reator para construir armas nucleares, mas a Rússia argumenta que isso não acontecerá porque o Irã devolverá todo o combustível usado e a usina de Bushehr será monitorada por especialistas ligados à ONU.

Numa reunião realizada ontem em Bratislava, capital da Eslováquia, os presidentes de Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, George W. Bush, discutiram a questão do reator iraniano, mas o líder russo afirmou estar seguro de que o Irã não tem planos de desenvolver armas atômicas.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357204/visualizar/