Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 09:29

    Imprimir


O Vaticano divulgou um boletim médico afirmando que a respiração do papa João Paulo 2º melhorou na manhã desta sexta-feira e que ele não sofre de infecção nos brônquios. "Ele está respirando sozinho e suas condições cardiocirculatórias continuam boas", declarou o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls.

O pontífice voltou a ser internado em Roma na quinta-feira, com sintomas de gripe, e foi submetido a uma traqueostomia para para desobstruir as vias respiratórias.

Veja imagens de fiéis rezando pela saúde do papa em todo o mundo

Segundo o porta-voz, o papa está com um bom apetite e tomou o café da manhã em seu quarto, após ter passado a noite "sereno e tranqüilo".

Dada a natureza da operação – um buraco foi aberto em sua traquéia e um tubo foi colocado para levar oxigênio direto aos pulmões –, João Paulo 2º estará impedindo de falar por algum tempo, disse Navarro-Valls.

O próximo boletim médico só deve ser divulgado na segunda-feira.

Bilhetes

Ele já está se comunicando com os assessores e médicos por escrito. De acordo com o porta-voz, após a cirurgia ele escreveu para os assessores, ironizando sobre a perda da voz, "o que vocês fizeram comigo?".

Outro recado redigido pelo pontífice dizia: "Sou para sempre totus tuus ('todo seu', em latim)", em uma referência à sua devoção à Virgem Maria.

"Os médicos estão muito satisfeitos com a forma como o papa resistiu à cirurgia e com as primeiras horas do pós-operatório", disse horas antes Gianni Letta, assessor do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

Navarro-Valls, disse que a traqueostomia, geralmente realizada sob anestesia geral, foi concluída "de forma positiva" e durou 30 minutos.

A operação consiste na abertura de um orifício na garganta para permitir a entrada de ar nos pulmões e a saída de secreções.

Especialistas dizem que o procedimento é rotineiro, mas vai fazer com que o pontífice tenha mais dificuldades para falar.

Infecção

Eles também disseram que uma pessoa idosa e com a saúde frágil, como o papa, pode estar sob risco de desenvolver uma infecção pós-operatória.

Segundo o Vaticano, a cirurgia teria sido autorizada pelo papa, que foi internado nesta quinta com uma recaída de gripe, menos de duas semanas depois de ter deixado o hospital.

O pontífice, de 84 anos, já havia sido internado após apresentar sintomas de gripe em 1º de fevereiro, e permaneceu na clínica por dez dias.

Na ocasião ele sofria de uma inflamação aguda na laringe e na traquéia.

O papa parecia estar tendo uma boa recuperação, aparecendo duas vezes na janela de seu escritório no Vaticano para cumprimentar fiéis.

Navarro-Valls disse que o papa sofreu uma recorrência de sintomas de gripe na tarde de quarta-feira e deu entrada no hospital para um tratamento mais especializado e exames na manhã de quinta-feira.

Consciente

A agência de notícias italiana Ansa disse que o papa estava consciente quando chegou ao hospital. Há informações não confirmadas de que ele apresentava dificuldade de respirar e febre.

Segundo o correspondente da BBC Robert Pigott, o Vaticano estava ansioso para mostrar uma imagem favorável da saúde do papa para dissipar especulações de que ele talvez não tivesse condições de continuar seu pontificado.

Pigott disse que o papa parecia mais frágil desde sua admissão ao hospital no começo de fevereiro.

Na quarta-feira o papa deu uma audiência pública "virtual", dirigindo-se a milhares de peregrinos através de uma transmissão por televisão feita de seu escritório.

Embora rouco, o discurso de 25 minutos foi sua aparição pública de maior duração desde que deixou o hospital.

Mas o pontífice, que sofre de mal de Parkinson e artrite, deixou de comparecer a um compromisso no Vaticano na manhã da quinta-feira, marcado para aprovar a declaração de novos santos.

Foi a primeira vez que João Paulo 2º ausentou-se dessa cerimônia, chamada de consistório, em seus 26 anos de pontificado.

Em sua permanência anterior no hospital no começo do mês, o papa se ausentou, pela primeira vez, das cerimônias no Vaticano para a Quarta-Feira de Cinzas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357383/visualizar/