Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 17 de Novembro de 2012 às 11:07
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


Mais um fogo de ferrugem asiática foi detectado na soja em Mato Grosso. O caso foi detectado no município de Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá, que já finalizou o plantio da oleaginosa nesta safra. O acompanhamento do Consórcio Antiferrugem aponta que a doença foi detectada em plantas guaxas remanescentes da safra anterior e localizadas às margens de rodovias.

Este é o segundo foco registrado no estado neste ano - sendo o terceiro no país. A mesma situação foi encontrada na cidade mato-grossense de Alto Araguaia, a 426 quilômetros da capital. Além disso, a doença também foi encontra no município de São Carlos, em Santa Catarina.

O coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Dias Guerra, ressalta que os produtores devem redobrar a atenção nas lavouras e reforçando o monitoramento. Conforme ele, a pulverização dos fungicidas de forma adequada, principalmente na soja precoce, pode reduzir os focos no estado.

"Outra ação importante é a eliminação das plantas guaxas para que a doença não chegue nas lavouras", pontua Guerra. De acordo com o coordenador, pelo menos 80% das plantas que nasceram às margens das estradas durante o período de proibição ao plantio (15 de junho a 15 de setembro) eram portadoras da ferrugem asiática.  Em Mato Grosso a semeadura da safra 2012/13 será feita em 7,5 milhões de hectares. Nesta área, o plantio já atinge 88%.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35782/visualizar/