Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Fevereiro de 2005 às 07:41
Por: RAQUEL BARROSO

    Imprimir


A equipe do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) esteve nesta terça-feira (22-02), na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) apresentando o andamento da elaboração do Balanço Energético de Mato Grosso e Mesorregiões ao secretário Adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas Mattos Conceição, aos superintendentes da Sicme José Juarez Faria (Indústria e Comércio) e Marcelo Portocarrero (Minas e Energia), e aos técnicos da Secretaria.

A elaboração do Balanço Energético de Mato Grosso e Mesorregiões faz parte de um contrato existente entre a Sicme e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva), com interveniência da UFMT e execução do Niepe.

Na reunião desta terça-feira, a equipe do Niepe apresentou os Fluxos Energéticos em Mato Grosso, o Fluxograma Síntese da Metodologia, o Fluxograma de Procedimentos para Aplicação de Metodologia, Balanço Energético Consolidado em 2002 e 2003 e a equipe técnica do Niepe encarregada pelo Projeto.

De acordo com o coordenador do Projeto, Otacílio Borges Canavarros, o Niepe já possui o Balanço Energético do Estado no período de 1995 até 2001. “Com o contrato entre a Sicme e o Niepe o Estado está completando os dados que estavam faltando dos anos de 2002 e 2003. O Balanço de 2004 poderá ser feito a partir do segundo semestre de 2005 e caberá à Sicme decidir quem executará o trabalho”, explica Canavarros.

O Balanço Energético de Mato Grosso e Mesorregiões dos anos de 2002 e 2003 deverá ser concluído até o dia 31 de março deste ano. “Este projeto é um documento básico, de fundamental importância para fazer o planejamento energético do Estado e auxiliar as empresas no planejamento de futuros empreendimentos”, explica o superintendente de Minas e Energia, Marcelo Portocarrero.





Fonte: Assessoria/Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357842/visualizar/