Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 17 de Novembro de 2012 às 09:19
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


A eleição para a sucessão do prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo de Sá (PSD), à frente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) já começa a ganhar outros contornos. A prefeita eleita de General Carneiro, Magali Vilela (PSD), pôs seu nome para disputar.

A social-democrata é a primeira mulher a se candidatar à presidência da entidade que congrega os prefeitos dos 141 municípios do estado de Mato Grosso. Magali foi presidente da Câmara de Vereadores de General Carneiro e, mesmo antes de ser eleita, assumiu o Executivo municipal como prefeita-tampão, por dois anos.

“Temos hoje na Presidência do Brasil uma mulher, a presidenta Dilma, temos várias parlamentares mulheres, também à frente das prefeituras e muitas representantes nas câmaras municipais. Chegou a vez da mulher na AMM. Não é um discurso feminino, mas é a hora e a vez da mulher mostrar sua competência e determinação à frente de uma importante causa: o municipalismo, para todo Mato Grosso”.

Ela afirma que já informou ao secretário-geral da legenda, o presidente da Assembleia Legislativa José Riva, sobre sua pretensão. No entanto, ainda não garantiu o apoio dele. Sem revelar os nomes, ele afirma que o partido possui quatro candidatos interessados em disputar a AMM e, por isso, o parlamentar havia recomendado consenso.

Apesar disso, a candidata já cooptou outros apoios para fortalecer sua candidatura. O prefeito eleito de Barra do Garças, Roberto Farias (PSD), já aderiu ao projeto de Magali.

As eleições para direção da AMM acontecem a cada dois anos obrigatoriamente até 30 de janeiro. Todos os prefeitos do Estado podem disputar a vaga, desde que estejam cadastrados na entidade. O mesmo serve para os que vão exercer o direito do voto, ou seja, também têm que ser sócios efetivos da associação.

Desta forma, eles devem comparecer com a apreciação do parecer do conselho fiscal sobre a prestação de contas da Casa, do último biênio. A última votação aconteceu em 2009, na qual Meraldo Sá foi eleito com 65 votos. Ele disputou o pleito com o prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues (PR). Este gestor obteve somente 35 votos.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35802/visualizar/