Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 22:10

    Imprimir


Mais de 22 mil pessoas, que moram nos municípios de abrangência do Pólo Regional de Saúde de São Félix do Araguaia (a 1.200 quilômetros da capital), receberão atendimento diferenciado em média e alta complexidade com a inauguração do novo pólo, que aconteceu no último final de semana. O pólo foi inaugurado pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, como parte de uma visita pelos municípios de Porto dos Gaúchos, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia e Nova Serra Dourada.

O secretário disse que a inauguração do novo pólo de Saúde e a visita pelos municípios foi "o cumprimento da determinação do governador Blairo Maggi para que houvesse a interiorização da Saúde no Estado. Com esse pólo queremos estender a essa população de abrangência os benefícios de poderem contar com um atendimento de qualidade a que têm direito por serem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)". Além de inaugurar a sede do pólo Regional do Araguaia, Marcos Machado anunciou a realização de um convênio para a construção de um Pronto Atendimento no município. O pólo Regional de São Félix do Araguaia atenderá à população dos municípios de Alto Boa Vista, Luciara, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio e Serra Nova Dourada.

PARCERIAS – Em sua visita aos municípios da região do entorno do pólo regional o secretário Marcos Machado celebrou convênios de custeio com todos eles.

Em Porto dos Gaúchos (663 quilômetros distante de Cuiabá) o secretário encontrou as obras da unidade do Programa Saúde da Família desativada. Por isso o convênio prevê a retomada da construção. Na ocasião o secretário verificou a necessidade de dispensação, para o município, de uma ambulância que possa atender às necessidades de atendimento aos moradores.

O convênio de parceria com o município de Porto Alegre do Norte, que fica a 1.125 quilômetros da capital, incluiu a definição da construção de uma unidade do Programa Saúde da Família no município. Na ocasião ficou acertada a visita do prefeito de Porto Alegre do Norte à Secretaria de Estado de Saúde, ainda nesta semana, para decidir qual será a melhor solução para o atendimento dos usuários do SUS na região: a construção de um moderno hospital ou a compra de um estabelecimento de Saúde, ambas as propostas para atender à média e alta complexidade.

Na visita que fez ao município de São José do Xingu (a 1.200 quilômetros de Cuiabá) o secretário decidiu a instalação de uma unidade do Programa Saúde da Família para o atendimento de procedimentos preventivos de Saúde aos moradores. Outra unidade do PSF será construída no município de Santa Cruz do Xingu. Neste município o secretário atendeu, também, ao pedido de concessão de uma ambulância.

No município de Luciara, que fica a 1.166 quilômetros da capital do Estado, na região Nordeste, o secretário Marcos Machado fez uma visita de vistoria do Raio-X de 500 mil Amperes, que atende a demanda de alta complexidade na região. E celebrou um convênio para a conclusão das obras do Centro de Saúde do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na visita feita à Confresa (a 1.160 quilômetros da capital, na região Nordeste do Estado) foi celebrado um convênio que decidiu a compra de um Raios-X para o município, que funcionará como atendimento de referencia em ortopedia na região.

E celebrou o convênio com Serra Nova Dourada, distante 1.125 quilômetros de Cuiabá, onde acertou a cessão de uma ambulância e equipamentos de tecnologia de ponta para fortalecer o atendimento de Saúde no município.

Para finalizar o secretário, Marcos Machado, disse que "é meta do Estado fortalecer o atendimento em Saúde em parceria com os municípios, dando a eles infraestrutura hospitalar, equipamentos de alta tecnologia, e assinatura de convênios para o devido suporte. A atenção à Saúde nos municíos está acontecendo e vai acontecer. O que os municípios não tiverem o Estado vai providenciar e o que os municípios já tiverem será melhorado com fornecimento de equipamentos ou reparação em obras. Lembrando sempre que os municípios terão a parceria do Estado se tiverem compromisso com a Saúde Pública".





Fonte: Assesoria/ses-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358252/visualizar/