Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 20 de Fevereiro de 2005 às 14:25

    Imprimir


Uma equipe do Setor de Fauna e Fiscais do Ibama autuou e multou um empresário de Sinop por manter em sua propriedade peles e animais silvestres ilegalmente, no dia 16 de fevereiro, na zona rural da cidade. Foram encontrados aprisionados cinco catetos (Tayassu tajacu), um tipo de porco do mato comum à fauna da região, e dois javalis (Sus sus scrofa), além de peles de uma onça-pintada (Panthera onca) adulta e de um filhote.

Uma denúncia anônima feita junto ao Setor de Fauna do Ibama permitiu a localização do infrator e dos animais.

O empresário terá que desembolsar mais de R$10.000,00 para legalizar sua situação, uma vez que foi multado por cometer três infrações: manter animais silvestres nativos em cativeiro, introduzir ilegalmente animais exóticos à fauna da região e por abater as onças que estão ameaçadas de extinção. Além da multa, terá que se explicar junto ao Ministério Público pelo crime ambiental cometido podendo ser condenado a mais de um ano de detenção.

Os javalis, por não pertencerem à fauna da região, serão abatidos e a carne, doada para entidades filantrópicas. Os catetos terão melhor sorte, já que serão soltos em uma área de soltura preestabelecida pelo Setor de Fauna, enquanto os couros das onças permanecem sob guarda do Ibama até posterior destinação.

Leandro Aranha, analista ambiental do setor de Fauna do Ibama, explica que o empresário poderia estar criando seus catetos, tranqüilamente, caso tivesse cadastrado junto ao Ibama um criatório comercial ou conservacionista de animais silvestres.

O mesmo não seria possível para os javalis, que têm a implantação de criatórios proibida no país desde 1998. “O Setor de Fauna e a Fiscalização estão dispostos a intensificar a fiscalização a fim de reduzir a caça, o tráfico de animais silvestres e coibir a atividade ilegal de criatórios clandestinos”, declara.

Denúncias podem ser feitas diretamente no Ibama em Sinop através do telefone (66) 511-4300 ou pela Linha Verde, 0800-618080.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358566/visualizar/