Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 11:37

    Imprimir


O Parlamento palestino aprovou uma resolução para exigir que o primeiro-ministro Ahmed Qorei (Abu Alá) forme seu novo governo imediatamente ou perda o mandato para fazê-lo.

A maioria dos deputados palestinos, em uma sessão simultânea celebrada na sexta-feira à noite em Ramala e Gaza, resolveu pedir a destituição de Abu Alá como primeiro-ministro por não ter respeitado o prazo de 30 dias que a lei lhe concede para formar seu novo Executivo. O limite era 9 de fevereiro.

O deputado Imad Al-Faluji disse hoje à rádio pública palestina que lhe foi concedido uma prorrogação de 10 dias, ou seja, até ontem, sexta-feira, e que, mesmo asim, Abu Alá não apresentou o novo governo, motivo pelo qual deve ser destituído.

Para dissipar uma nova crise política, na reunião parlamentar, o presidente do Conselho Legislativo, Rauhi Fattouh, apresentou uma carta do presidente da ANP, Mahmoud Abbas (Abu Mazen), na qual assegura que seu primeiro-ministro completou a formação do governo e que o apresentará nos próximos dias à aprovação do poder legislativo, aparentemente na terça-feira.

Mas Freh Abu Medein, ex-ministro da Justiça, considerou hoje que o novo governo não obterá facilmente o apoio do Parlamento porque será formado pelas mesmas caras de sempre.

"Há gente que está a oito anos nos mesmos ministérios", queixou-se Medein.

O atraso na apresentação do novo Executivo palestino se deve aparentemente às divergências entre Abbas e Qorei.

Qorei estava disposto a mudar poucos de seus ministros, o que não lhe obrigaria a pedir um voto de confiança ao Parlamento, contra a opinião de Abu Mazen, que exige mudar a maioria deles.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358818/visualizar/