Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 16 de Novembro de 2012 às 08:36

    Imprimir


Agência Senado

Extinta em 1990, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) retoma fôlego operacional e executa funções produtivas de extrema relevância no desempenho econômico do país. O senador Cidinho Santos, em discurso na tribuna do Senado nesta quarta-feira (14.11), fez questão de destacar a importância da superintendência como instrumento capaz de atuar na direção e aperfeiçoamento dos instrumentos econômicos, com vistas à promoção do desenvolvimento regional sustentável. Por isso, o parlamentar lamentou sua extinção, segundo ele, ‘por interesses esparsos, difusos’, e comemorou a vinculação da Sudeco ao Ministério da Integração Nacional marcando um novo ciclo.

“A Sudeco voltou a existir em maio de 2011, ou seja, 21 anos após sua extinção e foi regulamentada pela presidente Dilma (Decreto 7.741) de uma forma diferente. Com objetivos estabelecidos para o novo ciclo de atuação regional que prevê, em primeiro lugar, a formulação e a implementação de marcos legais da política nacional de desenvolvimento regional e de ordenamento territorial para o Centro-Oeste. Desse modo, contribui-se para a redução das desigualdades regionais e a ocupação racional do território”, ressaltou Cidinho.

O senador explica que, paralelamente, prepara-se a elaboração do zoneamento ecológico-econômico para a promoção do ordenamento e da gestão ambiental territorial para a região Centro-Oeste. ‘Com isso, visa-se à institucionalização e o fortalecimento da Política Nacional de Arranjos Produtivos Locais’, disse.

Cidinho lembra ainda, que nessa linha, adensando as cadeias produtivas em múltiplas escalas, a Sudeco faz vistas à competitividade e à superação das desigualdades regionais e da pobreza extrema, por meio da dinamização econômica e da inclusão produtiva.

Em síntese, o parlamentar comemora a ‘visão’ da nova Superintendência que, segundo ele, se propõe a fortalecer os sistemas locais e regionais de inovação, visando a competitividade dos espaços produtivos e o desenvolvimento regional sustentável. “E isso tudo se realizará por meio da promoção do fluxo de conhecimento e do acesso a instrumentos de apoio coletivo à inovação”, explicou Cidinho.

COMPROMETIMENTO

Da perspectiva do Governo Federal, a Presidência da República já manifestou empenho em fortalecer a Sudeco, viabilizando um desenvolvimento ‘harmonioso’ para a região. A promessa foi penhorada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a deputados e senadores do Centro-Oeste que se reuniram no Palácio do Planalto há poucos meses para tratar da estruturação da autarquia.

Na ocasião, segundo Cidinho, a ministra teria prometido buscar a liberação de mais recursos para a Sudeco e um entendimento com os Ministérios do Planejamento e da Integração a fim de reestruturar o quadro de servidores. No orçamento total deste ano, de acordo com a própria Sudeco, foram previstos quase RS 182 milhões de reais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35888/visualizar/