Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 06:56

    Imprimir


A Nasa rejeitou nesta sexta-feira de forma taxativa as afirmações atribuídas a dois de seus cientistas que teriam sugerido que tinham sido encontradas provas sobre a possível existência de vida em Marte.

A agência espacial americana anunciou que "são incorretos" os informes de que os cientistas do Centro Ames de Pesquisas da Nasa teriam descoberto provas de vida. O planeta é, nestes momentos, percorrido pelos veículos exploradores Spirit e Opportunity da Nasa.

"A Nasa não tem nenhum dado de nenhuma missão atual em Marte que respalde esta afirmação", assinala um comunicado da agência espacial. "O trabalho dos cientistas não pode ser utilizado para inferir diretamente vida em Marte, mas poderia servir para formular a estratégia sobre como buscá-la", disse a Nasa.

O comunicado indicou que a pesquisa dos cientistas tem a ver com ambientes extremos na Terra que poderiam ser similares aos existentes em Marte. "Eles não apresentaram nenhum documento a publicação científica alguma na qual se afirme a existência de vida em Marte", acrescentou.

Segundo informou nesta semana o site spacenews.com, os cientistas Carol Stoker e Larry Lemke, do Centro Ames de Pesquisas tinham se reunido privadamente com as autoridades da agência espacial para mostrar provas de que "poderia" haver vida em Marte.

Segundo presentes à reunião citados por esse meio, Stoker e Lemke aportaram dados sobre indícios da existência de metano e de outros sinais de uma possível atividade biológica, embora não haja uma prova indubitável da existência de vida.

As condições assinaladas pelos cientistas seriam similares às existentes no rio Tinto (Espanha) chamado assim por sua cor avermelhado derivada de seu alto conteúdo de ferro, e onde a Nasa fez projetos de pesquisa.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358943/visualizar/