Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Novembro de 2012 às 08:05

    Imprimir


Walmart amplia o número de lojas alimentadas por energia renovável comprada no mercado livre. Atualmente, 46 unidades integram a iniciativa, em julho .... Foto: Getty Images

Walmart amplia o número de lojas alimentadas por energia renovável comprada no mercado livre. Atualmente, 46 unidades integram a iniciativa, em julho deste ano eram apenas oito. (Foto: Getty Images)

Com o objetivo de ser abastecido por 100% de energia renovável, a rede de supermercados Walmart recentemente passou a ter lojas alimentadas por energia comprada no mercado livre. Até o momento, 46 lojas integram a iniciativa, e um total de 51 devem ser contempladas até o final de 2012. Em julho deste ano, eram apenas oito. A empresa tem mais de 500 lojas de nove bandeiras no Brasil.

Lançado em 1995, o mercado livre de energia atendeu cerca de 28% do consumo total de eletricidade do Brasil em 2011, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Neste segmento as empresas têm a opção de escolher seus fornecedores de energia e negociar diversos critérios como o preço e a demanda.

Segundo a rede varejista, as duas principais vantagens de ter optado pelo sistema foi o acesso à energia renovável e a economia de despesas. "Com essa medida, a estimativa é de que a empresa reduza em 13% os gastos", informou a companhia. Também diminui a frequência de uso dos geradores a diesel, que passam a ser utilizados apenas em emergências. Consequentemente a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos será menor.

A rede de supermercados explica que cerca de 75% da energia brasileira fornecida é renovável, mas é preciso ter cuidado. Apenas o mercado livre assegura que a energia que está sendo consumida é 100% verde. Essas metas fazem parte do plano de sustentabilidade do Walmart. São três os principais pilares: clima e energia, resíduos e produtos mais sustentáveis. Dentre os objetivos, eles querem novas lojas mais eficientes no consumo energético e que emitam 30% menos gases do efeito estufa. Nas unidades existentes, o objetivo é diminuir em 20% a emissão desse tipo de gás.

Ainda com relação ao consumo de energia, a empresa conduz o programa Inovação em Ação. Ele consiste na formação dos diretores distritais do Walmart Brasil para o uso de ferramentas de melhoria contínua e sua replicação por meio de eventos nas lojas e nos clubes. Nestes eventos, os funcionários podem conhecer os processos, estudá-los e colaborar com ideias para a formatação de planos de ação estruturados.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35895/visualizar/