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Nacional
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 22:04
Por: Mylena Fiori

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São Paulo - A chamada Marca Brasil, símbolo que a partir de agora representará a imagem do país no mundo inteiro, foi desenvolvida durante um ano pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) dentro do Projeto Aquarela, que estabelece ações de marketing de turismo para os próximos 10 anos.

Encampado pelos demais ministérios, o novo logotipo foi apresentado a cerca de 100 empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pelos ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Os presidentes da Embratur, Eduardo Sanovicz, e da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Juan Qurós, também participaram da apresentação.

"O Brasil tem diversas marcas e nós queremos, com essa, ter uma única que seja a marca do país para exportar produtos, serviços, e atrair turistas do muno inteiro", sintetizou Mares Guia. Furlan enfatizou que a Marca Brasil foi criada para ser um símbolo nacional, e não uma marca de governo. "Nosso desejo é ter um símbolo do Brasil, além dos símbolos oficiais nacionais, como a bandeira, o verde-e-amarelo, a camisa da seleção brasileira. Um símbolo que agregue valor às pessoas, à auto-estima e aos produtos", afirmou.

A marca foi desenvolvida a partir de pesquisas de percepção da imagem do Brasil em 19 mercados alvo com mais de 6 mil pessoas, entre turistas estrangeiros em visita ao país, operadores internacionais de turismo e potenciais turistas. As pesquisas definiram as diretrizes para a criação do logotipo - sinuoso e multicolorido, inspirado em uma aquarela do paisagista Roberto Burle Marx, traduz a diversidade cultural e natural do país. "Ela mostra limpeza, beleza, o verde que o turista vê das matas quando chega ao Brasil, o azul das águas, o branco do sincretismo religioso, o vermelho e o laranja dos festivais e do carnaval, e o amarelo da praia, do calor, do clima", detalhou o ministro do Turismo.

O novo logotipo agradou aos empresários. "A classe empresarial já comprou esta marca e vamos agora nos organizar para ver qual a melhor forma de usar este patrimônio", anunciou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Ele propôs a criação de um comitê – integrado por Embratur, Apex, Fiesp e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – para regulamentar o uso da Marca Brasil.

O presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, revelou que segmentos exportadores (cafeeiro, moveleiro, moda, jóias e cerâmica) já manifestaram interesse em aderir ao uso do símbolo em seus produtos e embalagens. "A marca pretende se consolidar como ativo da promoção comercial brasileira", disse Sanovicz. Em 2005, a Embratur – que já investiu R$ 4 milhões no Projeto Aquarela - investirá US$ 40 milhões na promoção comercial do turismo no exterior, sempre utilizando a Marca Brasil. A Apex também usará o novo logotipo nas cerca de 550 ações internacionais que fará em 60 países neste ano, segundo Juan Quirós.

"Essa trilogia samba, café e Pelé é agradável, mas não produz o resultado que poderia produzir na última linha do balanço das empresas", afirmou o ministro Luiz Fernando Furlan. "O trabalho foi o de descobrir como somos vistos e como podemos transformar essa visão otimista, agradável, construtiva, hospitaleira, simpática em ativos para que os produtos, inclusive a indústria do turismo, possam se transformar em foco de geração de desenvolvimento econômico e criação de postos de trabalho".

A estréia da Marca Brasil será na Feira Internacional de Turismo de Berlim (Alemanha), prevista para 11 a 15 de março.




Fonte: Agência Brasil

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