Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 12:26
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O Governo do Estado oferecerá a 25 adolescentes do Centro Sócio-Educativo (ex-Pomeri), que estão em regime de liberdade assistida, um curso de capacitação nos serviços de mecânica, funilaria, suspensão e outras especialidades, que serão ministrados na Oficina Única do Estado. A aula inaugural do projeto “Mãos na Graxa” será realizada na próxima quinta-feira (24.02) e terá a duração de seis meses.

O projeto é realizado pelas secretarias de Emprego, Trabalho e Cidadania (Setec), de Administração (Sad) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “Aqui eles vão encontrar sua verdadeira inclusão social”, afirmou a governadora em exercício Iraci França, que esteve, na manhã desta sexta-feira (18.02), visitando a Oficina para conhecer o trabalho realizado no local. “Estes adolescentes, depois de terem passado por um período de reeducação no Centro, serão capacitados. Nesse período aprenderão uma profissão”, informou. Os adolescentes terão uma remuneração de meio salário mínimo (a título de bolsa de custeio).

Os adolescentes foram selecionados pela coordenadoria do Sistema Prisional da Sejusp. São jovens que já cumpriram parte da medida sócio-educativa, em regime de internação no Centro Sócio-Educativo, e agora cumprem o restante no regime de liberdade assistida – vivem com a família, mas com tem o acompanhamento, das atividades realizadas no cotidiano, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogo do Centro.

A intenção do projeto é proporcionar a estes adolescentes uma oportunidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Ao final do curso eles serão encaminhados para o mercado de trabalho ou poderão abrir o seu próprio negócio”, disse Iraci. “Destes 25 alunos, 20% já terão emprego garantido, já que serão contratados para trabalhar aqui na própria oficina”, informou o secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto, que esteve acompanhando a governadora na visita aos trabalhos da oficina.

De acordo com o secretário, cada aluno poderá optar pelo aprendizado de uma especialidade co curso. “A demanda do mercado de trabalho é muito grande para este tipo de profissional”, informou.

ECONOMIA – O trabalho realizado para o controle dos gastos com a manutenção dos veículos do Estado foi elogiado pela governadora em exercício. “Pude observar aqui uma total organização, um total controle dos serviços prestados e que na minha avaliação tem sido muito positivo, traduzindo em economia para o Estado”, afirmou.

A Oficina Única foi inaugurada em fevereiro do ano passado com o objetivo de centralizar os serviços de manutenção da frota de veículos do Governo, proporcionando maior controle no gerenciamento dos gastos. “A redução de gastos não acontece somente porque o preço das peças daqui podem ser mais baratas, por exemplo. Mas, pode vir também de forma indireta, o fato de termos o controle de quantas vezes um determinado veículo vem para oficina, faz com que possamos identificar o problema do porquê isto está acontecendo”, disse De Vitto. “Identificando a causa, conseguimos reduzir o número de vezes que este veículo vem para a manutenção. E isto é redução de gastos”, complementou.

Desde o início dos trabalhos da Oficina, em fevereiro do ano passado, já passaram pelo local mais de dois mil veículos, o que tem representado um custo médio inferior a R$ 2 mil por veículo por ano, segundo informou o gerente geral da Oficina, Major Paulo Costa. A oficina realiza os serviços de mecânica, injeção, funilaria, suspensão, freio e outros. “Atendemos todos tipo de veículos da linha leve e pesa, exceto os blindados e veículos com alta tecnologia”, informou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359073/visualizar/