Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 19:10
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Todas as maternidades públicas e privadas do país, integrantes ou não da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), passarão a entregar aos pais das crianças nascidas este ano, a nova Caderneta da Criança elaborada pelo Ministério da Saúde.

O documento é mais completo e abrangente que a versão anterior do Cartão da Criança, distribuída e confeccionada pelos estados. A Caderneta da Criança é considerada um importante instrumento de vigilância da saúde, crescimento e desenvolvimento de crianças de zero a dez anos. Nela, devem constar importantes informações que vão além da identificação do recém-nascido e do acompanhamento do seu crescimento, desenvolvimento e vacinação, já presentes no antigo Cartão da Criança.

As novas informações dão uma orientação mais completa para a família e os profissionais de saúde encarregados de acompanhar o desenvolvimento da criança. Entre os novos dados da Caderneta da Criança, estão dados sobre a gravidez, parto e pós-parto; observações sobre a saúde bucal, ocular e auditiva; intercorrências clínicas, tratamentos efetuados e dicas de saúde. O Ministério da Saúde disponibilizará um total de 3,5 milhões de exemplares da caderneta a todos os municípios brasileiros, em duas versões, menina e menino, porque existe uma diferença entre os sexos. A caderneta deve ser levada sempre ao serviço de saúde para que em cada consulta ou vacina sejam feitas as devidas anotações. Com base nesses dados, os pais ou responsáveis poderão tirar suas dúvidas e pedir orientações médicas.





Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359304/visualizar/