Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 11:20
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


Brasília – Cerca de 150 prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes discutem até esta quinta-feira, em Brasília, os principais problemas das grandes cidades brasileiras. Em comum, os participantes da 46ª reunião da Frente Nacional dos Prefeitos defendem maior integração dos entes federativos – governo federal, estados e municípios. "O enfrentamento dos problemas metropolitanos só será eficaz com o aperfeiçoamento da relação entre os entes federativos", ressaltou nesta quarta-feira o ministro das Cidades, Olívio Dutra.

O ministro defende a elaboração de lei que crie uma espécie de marco regulatório para as relações entre os estados, municípios e o governo federal. "Temos que fortalecer as relações entre os municípios com os demais entes. Hoje em dia, muitos programas são emperrados por falta de regulação. Vigora hoje um federalismo compartilhado, onde prevalece a competição e não a cooperação entre os entes", criticou.

Um dos principais problemas apontados pelos prefeitos é o crescimento desenfreado da violência, assim como a pouca efetividade dos programas sociais do governo federal. Os prefeitos criticaram, por exemplo, os critérios de repasse dos recursos do Bolsa Família – embora reconheçam a efetividade do programa para a população de baixa renda. "Temos que iniciar um processo de informatização para evitar que uma mesma família seja beneficiada por vários programas", defendeu o prefeito de Bagé (RS), Fernando Mainardi.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359436/visualizar/