Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 08:50
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Santa Cruz de la Sierra, Bolivia - Os empresários de Santa Cruz de la Sierra gostaram da idéia do governador Blairo Maggi de se criar um fundo para o asfaltamento de um trecho aproximado de 450 quilômetros entre San Mathias e Concepción, na Bolívia. "Gostamos muito de ouvir o governador. Ele foi muito prático e empresarial", disse o presidente do Engenho Açucareiro Guabira, Cristóbal Roda.

A idéia foi apresentada aos empresários na noite de domingo (13.02), numa palestra proferida pelo governador, num auditório do Hotel Camino Real, onde a comitiva da Expedição Internacional – Estradeiro 4 ficou hospedada.

Esse fundo seria criado com recursos provenientes da venda de gás da Bolívia para Mato Grosso. Na medida em que as compras do gás boliviano – que vem de um ramal a partir de Santa Cruz de la Sierra – forem aumentando, parte do dinheiro seria destinado ao fundo, como sugeriu o governador.

"É muito interessante escutar isso de um governador. Nós, do setor privado, consideramos que o melhor que podemos fazer com os recursos naturais é investir em infra-estrutura, e não na burocracia", afirmou Cristobal. Ele afirmou que ouvir o governador deixou todos contentes. "Vamos apoiar totalmente essa iniciativa desde Santa Cruz", garantiu o empresário, que também fará parte da comitiva que participará do seminário internacional em Cuiabá, no próximo mês, e que vai discutir a logística intermodal. Empresário do setor florestal e açucareiro, Cistobal acredita que o Brasil pode exercer uma liderança na economia das nações sul-americanas.

E o apoio da classe empresarial de Santa Cruz á fundamental. Cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, Santa Cruz é o coração econômico da Bolívia, sendo considerada uma espécie de São Paulo boliviana.

Cristóbal Roda disse que o convite feito para que os empresários compareçam ao seminário será importante para pressionar as autoridades bolivianas de que a concretização da rodovia será um benefício intra-regional. "Considero que essa estrada è o vínculo mais importante para dar uma melhor opção de vida a todos os bolivianos. Essa integração é fundamental para atingir esse objetivo", afirmou.

Para o presidente do Instituto Boliviano de Comércio Exterior, Gabriel Dabdub, a mensagem do governador Blairo Maggi foi clara. Ele, a exemplo dos demais empresários, entende que o asfaltamento do trecho boliviano é necessário para a integração e competitividade.

"O discurso do governador Maggi é de quem procura a globalização e a abertura de mercados que podem beneficiar a Bolívia", afirmou Dabdub. "Cremos que a Bolívia precisa da integração plena para buscar os negócios internacionais. Essa iniciativa é muito positiva", disse o empresario, que recomenda, na condição de presidente do instituto, a integração do setor empresarial para vencer os desafios em benefício de toda a América. Para ele, a competitividade passa pela conclusão da rodovia que pode integrar a Bolívia e ajudar em seu desenvolvimento.

Outro empresário que ficou satisfeito com o que ouviu do governador Blairo Maggi foi o gerente da Câmara Boliviana de Indústria e Comércio, Oscar Ortiz. "Foi muito valiosa a iniciativa do governador. Esse contato direto entre Mato Grosso e a Bolívia é muito importante para nós integrarmos", afirmou.

A expectativa da classe empresarial de Santa Cruz é de que, a partir dessa visita, a integração avance efetivamente para que os negócios possam aumentar.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359782/visualizar/