Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 17:25

    Imprimir


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vai destinar R$ 145,1 mil para projeto de preservação do acervo da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. São mais de 50 mil volumes de livros, 10 mil peças de acervo museológico, entre fotografias, documentos, móveis e outros dossiês dos 42 bens tombados, aproximadamente 300 obras de arte (desenhos, pinturas, objetos e esculturas) e 330 fitas com documentários.

O projeto “Preservar para Rememorar – Um Direito do Cidadão” visa primeiro a identificar minuciosamente o acervo existente nas unidades externas e setores internos da Secretaria; formar uma equipe qualificada para desenvolvimento das tarefas de organização do acervo; a aquisição de mobiliários específicos e necessários para armazenagem e acondicionamento adequados dos mesmos; adquirir os equipamentos de segurança para proteção do acervo e um sistema de controle de temperatura, umidade, iluminação e climatização para o gerenciamento ambiental do acervo.

Este foi o único projeto de Mato Grosso aprovado pelo BNDES dentro do Programa de Preservação de Acervos, uma parceria do Banco com o Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Museus, com dotação de R$ 5 milhões, não-reembolsáveis. No total foram aprovados 49 projetos entre 265 propostas recebidas.

Os projetos selecionados contemplam 13 Estados: Bahia (4); Ceará (3); Espírito Santo (1); Minas Gerais (6); Mato Grosso (1); Pará (2); Pernambuco (3); Piauí (1); Paraná (2); Rio de Janeiro (13); Rio Grande do Sul (6); Santa Catarina (2); e São Paulo (5).

CRITÉRIOS – Os projetos foram analisados por uma comissão nomeada pelo presidente do Banco e composta por cinco membros: dois representantes do Ministério da Cultura (Minc), um da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom); dois do BNDES, e contou com a assessoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os critérios de seleção e avaliação consideraram a importância do Acervo para a difusão do patrimônio cultural brasileiro; clareza, justificativa e pertinência do projeto; exeqüibilidade do cronograma; adequação físico-financeira; e os impactos regional e institucional do projeto. A contratação dos investimentos deverá ser realizada no primeiro semestre deste ano.

PROGRAMA - O Programa de Preservação de Acervos BNDES foi criado para estancar o processo de deterioração e aprimorar a guarda do acervo documental, bibliográfico, museológico e arquivístico no Brasil. O Programa opera em linha semelhante à experiência de apoio a projetos culturais para restauro do patrimônio histórico-arquitetônico, realizado no âmbito da Lei Rouanet, pelo BNDES em parceria com o Minc/Iphan, desde 1997.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/361237/visualizar/