Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 12:16
Por: Ubiratan Brasil

    Imprimir


São Paulo - O diretor Alexandre Reinecke (Arsênico e Alfazema) estréia hoje, no Teatro Folha, sua montagem de um texto que o fascina há anos: Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues.

A peça conta a história de Noronha (Javert Monteiro), contínuo de repartição pública que transforma a própria casa em um bordel quando descobre que a caçula de suas cinco filhas, a adolescente Silene (Amanda Acosta), justamente a que julgava ser o remanescente símbolo de pureza da família, será mãe solteira.

Durante os três meses em que a peça ficou em cartaz na primeira vez, o dramaturgo foi aplaudido de pé. Antes mesmo da estréia, em 11 de dezembro de 1958, diversas críticas favoráveis ao conteúdo dramático do espetáculo foram publicadas nos jornais.

Reinecke decidiu apresentar um toque a mais ao colocar o próprio autor em cena, interpretado por Renato Caldas, lendo algumas rubricas, que são as orientações para o elenco e o diretor. "As rubricas são belas como uma poesia e sempre lamentei que ficassem limitadas a quem lê a peça", explica.

Instalado em um canto superior do palco, Nelson vai escrever em uma máquina enquanto a história se desenrola. E seu tilintar será a única trilha sonora do espetáculo que, ao contrário de outras montagens, não vai utilizar músicas da época.

Para marcar a época em que se passa a história, Fábio Namatame criou figurinos que remetem ao final da década de 1950. E o elenco é completado por Bárbara Paz, Junia Busch, Carol Mariottini, Dalton Vigh, Henrique Stroeter, Jorge Cerruti, Noemi Gerbelli, Paulo Coronato e Zuzu Abu.

Os Sete Gatinhos - Direção de Alexandre Reinecke. 90 min. 14 anos. Teatro Folha (305 lug.). Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, Shopping Pátio Higienópolis, 3823-2323. Terça e Quarta, às 21 horas. R$ 10. Até 30/3. Estréia hoje.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/361608/visualizar/